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Foto do escritorBruna Fonseca

Como a Matriz: É - NÃO - É - FAZ - NÃO FAZ |Pode ajudá-lo a definir um produto

Atualizado: 27 de ago.

No artigo de hoje, vamos continuar explorando as melhores ferramentas para iniciar e melhorar o desenvolvimento de um produto no mercado.


Oferecendo exemplos práticos para você.


Para maximizar o potencial da fase de descoberta de um produto. É hora de entendermos as matrizes "É-NÃO-É", "FAZ-NÃO-FAZ" e "NÃO-FAZ".  


Vem comigo entender mais sobre essas soluções inovadoras!



É – NÃO É – FAZ – NÃO FAZ | O que é?


"É", "NÃO É", "FAZ" e "NÃO FAZ" são uma matriz personalizada na estratégia de pesquisa de mercado. Ajuda no processo de desenvolvimento de um produto, serviço, ideia, estratégia ou até mesmo ações cada vez mais organizadas.


Essa matriz ajudará você em todas as fases de um projeto do produto e estratégias de marketing, do Discovery e Delivery.

Além disso, ajudará na criação de definições que apoiam a gestão do dia a dia.


Para você ter uma ideia, Paulo Caroli, o pai da Lean Inception para Discovery de Produtos Digitais. A incorporação da ferramenta "É-NÃO-É-FAZ-NÃO-FAZ" às sessões tornou o método ainda mais eficaz.


Genial né?


Além disso, num primeiro passo é essencial a interação da matriz nas etapas de definição.


E quando o processo de ideação é complementado com ferramentas como o Lean Canvas e o Design Thinking, agrega valor.



Lembra do Double Diamond dentro do processo de Design Thinking?



Quando aplicamos o "É – NÃO É – FAZ – NÃO FAZ" na seção de definições do Double Diamond as etapas do design thinking funcionam muito bem!


Isso porque essa matriz vai garantir que a gente defina de forma clara nosso Brainstorming, nessa etapa de chuva de ideias.


Me conta uma coisa, até aqui você está me acompanhando?


Então vem que tem mais informação chegando!



“É - Não é – Faz - Não faz” | Passo a Passo


Vamos colocar agora o É - Não é – Faz - Não faz | em prática?




Para isso precisamos utilizar o quadrante da matriz seguinte maneira:


  • Coloque apenas uma ideia/definição por post it;

  • Não economize nos post-its. (SIM, quantidade é importante)


A sua definição dentro da matriz aumentará se você colocar mais post-its em cada quadrante.



Por exemplo, vamos colocar uns post-its no quadrante

É com informações sobre:

“O que meu produto é?”



As chances de acertos nas definições aumentam quando a quantidade de informações é grande. Certo?



Nos próximos quadrantes, podemos pensar em responder às seguintes perguntas:


  • O que o meu produto não é?;

  • O que o meu produto faz?;

  • O que o meu produto não faz?


Os post-its irão organizar as ideias do brainstorming e levar às suas definições ao público alvo.



É - Não é – Faz - Não faz | Por que apenas uma ideia por post-it?



Vamos colocar em prática!


Vou enfatizar que é fundamental você escrever "É", "Não é" e "Faz" e "Não faz" em vez de simplesmente colocar uma ideia em um post-it para usar a matriz de maneira mais eficiente.


Você pode estar se perguntando agora -

"Mas Bruna, por quê?"


O post-it anterior pode não fazer mais sentido quando o produto digital melhora e sua proposta de valor aumenta. Nesse caso, é necessário revisar nossa matriz, adicionar ou excluir post-its de quadrante.


Por exemplo:


Quando a definição de um produto é irrelevante no momento. E está no quadrante "Não é", porém no futuro torna-se relevante para atender aos desejos dos nossos usuários. Nos obriga a colocá-lo no quadrante "É".


Agora que expliquei a teoria do post-it para uma definição, gostaria de enfatizar uma das características mais importantes dessa matriz. É o fato de ter que ser muito viva e que você precisa manter ela viva sempre.


Considere que os seus post-its podem mudar de um quadrante para outro na matriz "NÃO É", "FAZ" e "NÃO FAZ" quando necessário, desenvolvendo mais informações sobre o tipo de produto.


Além disso, ter uma matriz dinâmica garantirá que você tenha mais conhecimento sobre, clareza, percepção no processo de definição do produto.


Viu como uma matriz "É – NÃO É – FAZ – NÃO FAZ" pode ser simples e extremamente útil para definir um produto? Além de ser extremamente vantajoso, é claro e bem definido.


Me conta o que achou deste artigo e se você conseguiu colocar em prática essa matriz no seu processo de Discovery.


E não se esqueça, eu estou aqui para te ajudar!


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