Google e o desenvolvimento ágil, e eu como Product Owner, o que tenho haver com isso?

Não dá para negar que o Google e suas ferramentas influenciam no desenvolvimento ágil de produtos digitais de várias maneiras, como, por exemplo, com relação ao SEO e ao Google Analytics. Por isso é importantíssimo que você, Product Owner, entenda qual é a sua parte nisso tudo.


E se quer entender, continue comigo.


A influência do Google no produto digital

Para entendermos isso precisamos esclarecer que quando se fala em produto digital, não estamos falando apenas do desenvolvimento de aplicativos. Pois, embora aplicativos também sejam um tipo de produto digital, também podemos considerar tantos outros como: sites, portais, plataformas, e-commerces e uma infinidade de outros tipos.

Ter esse olhar mais amplo para produto digital é o que falta muitas vezes ao Product Owner, e o deixa perdido quanto ao papel dele nas interferências ou influências do Google no desenvolvimento ágil. Alguns especialistas chamam isso de desinformação, eu classifico como despreparo e/ou desatualização profissional. E para você, o que seria isso?


Seja como for, tanto o problema da desinformação quanto o do despreparo se resolvem com conhecimento. E essa é uma das razões que me fazem investir em conteúdos que abordam temas como esse.


Aliás, se você trabalha ou deseja trabalhar com gestão ágil de projetos e está se achando despreparado ou desatualizado, considere participar do Treinamento Scrum que tem como bônus uma hora de consultoria comigo, e que você pode usar para tirar todas as suas dúvidas com relação ao universo ágil.


O Google e o desenvolvimento ágil

Agora que já olhamos mais amplamente para o produto digital, podemos voltar para o Google e o desenvolvimento ágil. E com relação a isso tem algumas coisas que precisamos entender. Vejamos: Se você vai desenvolver um produto digital como um site, um portal ou um e-commerce, você tem que pensar em como ele vai se sair dentro dos critérios do Google com relação à entrega do produto aos usuários. Sendo assim, você tem que atender a critérios de:

  • SEO - Distribuição orgânica.

  • Mídia paga.

  • Estrutura do produto (URL amigável, tags, Pixel validado, palavra-chave e outras).

  • Estrutura de Script de acompanhamento, como o Google TAG Manager por exemplo.

Isso porque, apenas quando esses critérios são atendidos, o objetivo é alcançado, seja ele: downloads, instalações, visitas, cadastros, vendas, etc.

Dito isso, te peço muita atenção para o que direi a partir de agora! Todas essas coisas precisam ser solicitadas pelo PO. Isso é: Scripts e Tags do Google devem compor o Backlog do produto, para que o resultado final não seja um produto cheio de débitos técnicos. O débito técnico no desenvolvimento de produtos acontece devido a tomadas de decisões que priorizam a velocidade da implementação, ao invés de optar por escolhas estruturais que resolvam o problema por completo. Trata-se do custo implícito de retrabalho adicional causado pela escolha de uma solução fácil, em vez de usar uma abordagem melhor que levaria mais tempo, mas não implicaria em problemas posteriores. E creio que essa minha fala responde o que você, PO, tem com isso. Mas, sendo ainda mais clara, o Google e suas atualizações interferem e influenciam principalmente com relação às métricas que estão diretamente ligadas aos resultados do produto, ao ranqueamento, à percepção dos problemas e ao processo de melhoria contínua.


Conclusão: O Google e o desenvolvimento ágil

As boas práticas do Google devem compor o desenvolvimento do produto. São de responsabilidade do Product Owner, devem ser solicitadas no Backlog e estão diretamente ligadas aos critérios de aceite das estórias do usuário. Apenas pegando um gancho, pois vale a pena ler, no artigo sobre débito técnico, eu dei um exemplo de como as atualizações do Google em suas ferramentas podem se tornar um débito técnico e te obrigar a reestruturar todo o seu produto. Leia! E já que estamos falando um pouco sobre a parte de marketing digital, deixo a sugestão de dois artigos muito bons, que li em um blog totalmente voltado ao assunto, que fala muito bem sobre temas que abordamos aqui.

  1. Tudo que gestores e empresários precisam saber sobre o Tráfego Gratuito e Tráfego Pago

  2. Entenda qual é a importância do SEO para o seu negócio digital

Conteúdo entregue, desejo uma boa semana a você, que este seja um mês de coisas boas na sua vida.

Até quinta!


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