top of page

ITERAÇÃO X INTERAÇÃO: Entendendo a diferença

Atualizado: 14 de jan. de 2022

Vamos entender a diferença entre Interação e Iteração? Embora tenham apenas a letra N para diferenciar a estrutura da palavra, 'Interação e Iteração' são bem diferentes na prática. E é isso que vamos entender no artigo de hoje.


A diferença entre Interação e Iteração?

Esses são termos muito comuns na área de tecnologia, e mesmo sendo de uso comum, ainda são muito confundidos. Por isso vale a pena continuar a leitura descobri a diferença entre Interação e Iteração e adicionar mais esse conteúdo ao nosso conhecimento.




Entendendo a diferença entre Iteração e a Interação


  • Iteração: Processo em que se procura resolver uma equação ou um conjunto de equações através de uma sequência de operações em que o objeto de cada operação é o resultado da operação anterior. Ou seja, a iteração é um processo realizado várias vezes.

  • Interação: A interação é a ação realizada pelo usuário com o produto.


A iteração no ambiente ágil


Nessa primeira parte do artigo nós vimos o que é interação e o que é iteração. E agora que já entendemos que a Iteração é um processo contínuo, que requer várias tentativas com o intuito de promover melhorias, como podemos trazer isso para o universo ágil?


No universo ágil vamos ver a Iteração no que chamamos de ‘desenvolvimento iterativo’, que é o momento em que o Time atua em um processo contínuo buscando e identificando melhorias, realizando a cada processo de iteração, correções e ajustes.


Dentro do ambiente ágil também existe um outro tipo de desenvolvimento, chamado de incremental ou Desenvolvimento Incremental. Nesse desenvolvimento o produto é desenvolvido e entregue por etapas que caracterizam conjuntos de funcionalidades.


Vale dizer que o desenvolvimento iterativo e o desenvolvimento incremental caminham juntos.


O processo iterativo é aquele que progride através de refinamentos sucessivos entregues nas Sprints. E a iteração em projetos ágeis envolve as atividades de desenvolvimento que levam ao release de um produto.


Resumindo, iteração significa o ciclo de repetição e acúmulo de experiências, e interação são as trocas e relacionamento entre as partes.

Se você tem interesse nesse tipo de conteúdo sobre ambiente ágil, Scrum, framework, você pode se inscrever para participar dos meus treinamentos.


Entre em contato comigo para saber mais e ser notificado quando a próxima turma for aberta.


Te espero!


6.338 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page