Esse é o segundo artigo da série especial sobre ferramentas de gestão ágil, se você ainda não leu o primeiro artigo, não deixe de ler; nele abordamos 7 ferramentas de gestão ágil
Hoje nós vamos entender um pouco mais sobre o JIRA, um Software comercial.
O JIRA
O JIRA é um software comercial australiano, desenvolvido pela empresa Atlassian. É uma ferramenta de gestão ágil extremamente eficiente que permite tanto o monitoramento das tarefas, quanto o acompanhamento dos projetos.
Um destaque meu para essa ferramenta, vai para o fato de que o JIRA Software garante o gerenciamento de todas as suas atividades em único lugar.
Eu gosto de simplificar o modo de gestão de JIRA, o definindo da seguinte forma: ter um projeto no JIRA é como ter um agrupamento de tarefas e a sua organização pode ser definida de acordo com as suas necessidades.
Projetos que podem ser gerenciados com o JIRA
Campanha de Marketing;
Controle de chamados de Help Desk;
Controle de processos ITIL;
Projeto de desenvolvimento de Software.
E muitos outros
Vale dizer que o JIRA é baseado em NodeJS que operam em vários Bancos de dados e sistemas operacionais. E essa arquitetura flexível permite a criação de extensões específicas que podem ser incluídas na biblioteca de extensão desse software.
Também vale frisar que essa ferramenta apresenta:
Painéis de controle adaptativo;
Filtros de pesquisa;
Estatísticas;
RSS e e-mail.
A História do JIRA
O nome dessa ferramenta é originado do truncamento de "Gojira" (Gojira é a palavra em japonês para Godzilla); sendo JIRA um apelido que os desenvolvedores da empresa Atlassian usavam para se referir a uma ferramenta utilizada antigamente pela empresa para rastrear os próprios Bugs. O nome da ferramenta era Bugzilla.
Sintetizando tudo isso, o JIRA Software pode ser definido como uma ferramenta de gestão ágil de projetos que oferece suporte a qualquer metodologia ágil (seja o Scrum, Kanban ou qualquer outra). Por possuir um portal configurável e fácil de usar, o JIRA pode ser utilizado para inserir seu catálogo de serviço para que o próprio cliente faça solicitações. É prático e sem segredo. Tudo o que você precisa fazer para usar essa ferramenta é escolher uma estrutura e ver como o Software irá ajudar a sua equipe com mais qualidade e velocidade.
Se você quer saber mais sobre o Scrum, esse framework que é tendência e hoje está presente em mais de 60% das empresas do mundo, clique aqui para acessar o meu curso de Scrum Training, onde você entenderá como é possível produzir mais, em menos tempo.
Comentarios