top of page

O que é, e o que acontece no refinamento?

Esse é um conteúdo bem curtinho, dinâmico e bastante didático sobre o que é o refinamento, e também o que acontece no refinamento. Portanto, se você precisa saber essas coisas, fique por aqui.


O que é o refinamento?


No meu e-book, Scrum de A a Z, eu explico o que é o refinamento de um jeito bem simples de entender.


Refinamento: preparativos para o próximo sprint ou release, que conta com o apoio de encontros com o dev team para fazer a estimativa de esforço das users stories priorizadas no Product Backlog.


E é basicamente isso mesmo. Contudo, tentarei jogar um pouco mais luz no assunto. Antes, quero apenas recomendar a leitura de outro conteúdo aqui do blog: Refinamento ou Grooming? As polêmicas sobre o termo Grooming.


Pois, para quem não sabe, essa é uma das grandes polêmicas do nosso meio, isso porque antigamente usava-se o termo Grooming para se referir ao refinamento.


Porém, esse é um termo que vem do inglês e quer dizer aliciamento, cujo uso é muito comum nos meios policiais para falar de um dos piores tipos de crime. E esse fato fez com que o termo caísse em desuso em nossa comunidade.


Obs: sobre quais crimes se refere e toda essa polêmica, você poderá saber mais no artigo sugerido, então não deixe de ler.


Agora, retomando o assunto o que é o refinamento, trata-se do detalhamento dos itens do product backlog para que se possa entender mais profundamente o produto e o desenvolvimento.


A cerimônia de refinamento é a responsável por adicionar características necessárias e ainda pendentes nas estórias do usuário, tirar as dúvidas dos desenvolvedores sobre a execução e também o momento em que o time estima o esforço necessário para executá-las, deixando as user stories preparadas para a Sprint Planning.


Na prática, nada mais é que o momento em que se iniciam os preparativos para o próximo sprint ou release. E saber disso, nos faz querer entender ainda melhor o que acontece no refinamento. Certo? Então vamos lá!


O que acontece no refinamento?


O refinamento geralmente acontece por volta do sétimo dia, quando o time separa de 1 a 3 horas, para pegar as estórias priorizadas do backlog, e passar pelo processo de refinamento (detalhamento).


No processo de refinamento acontece o seguinte:

  1. Definição dos atores e das ações. Isso é: definição quem é o usuário e quais ações ele precisa executar na funcionalidade solicitada. Essa parte fica melhor de desenvolver quando é usado o sistema de escrever a estória do usuário. É desejável que o Product Owner já leve os itens descritos nessa estrutura.

  2. Acréscimo das regras de negócio e todos os dados e informações correspondente ao item que está sendo detalhado. Nesse momento, os desenvolvedores podem e devem levantar questionamentos que façam com que as regras de negócio fiquem completos e garantindo que não restam dúvidas.

  3. Definição, ilustração ou sugestão da interface do item. SIM, é isso mesmo! No refinamento o TIME também pode sugerir melhorias visuais ao UX, porque não? O time deve sim se sentir parte do produto e contribuir através do seu conhecimento técnico para a melhor solução visual.

  4. Definição do ambiente (onde o item ficará? Android, IOS, outro); Pode parecer óbvio em muitos casos, mas é sempre importante que essa informação fique clara. Pois, em alguns casos determinada funcionalidade até por questões estratégicas, podem estar disponíveis em apenas um ambiente ou ainda ser priorizada em sprints diferentes para determinado sistema operacional.

  5. Definição dos critérios de aceite: que é o que fará a validação do item. Assim como as regras de negócio, os critérios de aceite podem ser completados no refinamento, de acordo com os questionamentos levantados pelo dev team.


Sobre o refinamento, em síntese, é isso. Mas, pra finalizar ainda melhor, quero que você entenda rapidamente o que é o backlog, que no Scrum de A a Z, eu explico da seguinte forma:


“lista de funcionalidades desejadas de um produto, onde deve constar todos os requisitos esperados no projeto de forma priorizada, onde todos devem estar descritos de forma detalhada.”


Bem clara a definição, não é? Então, se você ainda está na fase de tentar entender o que é cada coisa e como elas funcionam, principalmente na rodagem do Scrum, recomendo muito que tenha esse e-book disponível para consulta no seu celular ou computador.


Com ele, você terá uma ferramenta de trabalho incrível que vai te explicar mais de 100 termos, siglas, ferramentas, entre outras palavras do vocabulário ágil, por apenas 19,90. E, se você é assinando do Kindle Unlimited, a leitura é na faixa!!! Vale muito a pena!


Por hoje é só. Mas quinta-feira tem mais temas importantes. E para não perder, já me segue no Instagram ou acesse a minha Newsletter, para ser avisado sempre que sair um conteúdo novo!


2.446 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page