OKR não é utopia!

O OKR não pode ser uma utopia e quero te mostrar porque. Vem comigo!



O que é o OKR, para que serve e como funciona


O Objectives and Key Results - OKR, que em português quer dizer Objetivos e Resultados-chave, é uma Métrica Ágil de gestão de desempenho com foco em resultados.

Quando falamos de OKR, é preciso ter em mente que esse tipo de objetivo deve ser simples o suficiente para que todos os integrantes ou membros do time, entendam e estejam aptos para alcançá-los.

Ele age como uma ferramenta para ajudar na comunicação interna, conseguindo integrar as equipes através da transparência.

Assim, o OKR pode ser definido como um conjunto de objetivos inter-relacionados que visam contribuir para a estratégia da organização.


Para complementar essa explicação, leia também: OKR x KPI

Uma vez que isso foi entendido, vamos ao tema:


OKR não é utopia!


No contexto de OKR, quando falamos de Objetivo, estamos, sim, falando do GRANDE objetivo do projeto. E quando falamos de KR, falamos da mensuração e graduação do nosso crescimento na busca por ele.

É ideal que tracemos KRs para um período de 3 meses (em um total de 3 ou 5 ciclos de 3 meses), o que significa que não podemos pretender alcançar todo o objetivo no primeiro ciclo de 3 meses.


É nesse ponto que entra o entendimento e o conhecimento do gestor do projeto para não sonhar com o improvável ou impossível e transformar o OKR em uma utopia.

Pensa comigo:

Um GRANDE objetivo para ser alcançado precisa de metas, concorda? Para isso temos os KRs, certo?

No entanto, os KRs e as metas são apenas degraus do processo, por isso devem ser traçados com base em ciclos de 3 meses. Ou seja, o objetivo não é concluir todo o objetivo em um único ciclo de 3 meses, mas, estar mais perto da realização ao final de cada ciclo, do que se estava antes de ter traçado os KRs. É por isso que os revisamos a cada 3 meses. Para garantir o progresso.

É por isso também, que eles devem obedecer algumas características como:

  • Ser inspiracionais

  • Causar incômodos

  • Desperta a proatividade

  • Eles devem engajar e motivar o time no caminho para a realização do GRANDE objetivo.

Porém, quando eles são utópicos, ou seja, quando são impossíveis de acontecer, eles não motivam e nem engajam ninguém. Pelo contrário, além de frustrar todos os envolvidos, eles desmotivam, desgastam e desesperam o time.

Vejamos um exemplo do que é um OKR e o que é uma utopia:

Digamos que nosso GRANDE objetivo é ser fitness. Para tal, nós temos que saber quanto de peso devemos eliminar, ou seja, traçar os nossos KRs em ciclos de 3 meses e os revisar até chegarmos ao objetivo. O que vemos por aí são KRs utópicos, que nessa analogia seriam mais ou menos assim:

  1. eliminar 20 kg;

  2. reduzir 30 cm de cintura;

  3. ter índice menor do que 50% no nível de gordura corporal.

Para tal, nós deveríamos traçar KRs factíveis e motivacionais, como por exemplo elimina 6 kg, reduzir 8 centímetros de cintura e 10% de gordura e ir revisitando a cada 3 meses, em um ciclo de até 5 vezes contínuas, que é o factível para o projeto atingir seu objetivo.

Porém, o que se faz é colocar KRs para o atingimento do objtivo do projeto (20 kg, redução de 30 cm de cintura (até com abdomen trinado e cheio de quadradinhos rs) + índice menor que 50% de gordura corporal para ser alcançado no primeiro ciclo. Isso não é OKR, é Utopia! É inatingível e causa o efeito inverso, que é desmotivar todos os envolvidos nas inicativas para o atingimento do objetivo.

Isso é um OKR (porque é factível):

  • Menos 6 kg

  • Menos 8 centímetro de cintura

  • Menos 10% de gordura corporal

Isso é uma utopia (porque é uma Missão Impossível):

  • Menos 20 kg

  • Reduzir 30 cm de cintura;

  • Ter índice menor do que 50% no nível de gordura corporal.

Resumindo: PO, Scrum Master, Dev Team e Líderes de um modo geral, entendam que o OKR é para ser factível. E Ponto! Quer ter um time desanimado, agitado e frustrado? Transforme os seus OKRs em utopias. Aliás, essa é uma excelente maneira de destruir qualquer projeto.

O OKR não é utopia quando: o time sabe qual é o objetivo, sabe o que precisa ser feito para chegar até ele e trabalha de forma congruente e continua, mantendo o foco para alcançar os KRs que orientam ao sucesso. Mas factíveis rs.

Entendido?


Tenham um excelente dia e não deixe de ler o artigo ‘Entendendo o OKR’.


Até mais!


#sprint #agile #agilidade #SCRUM #lean #produtosdigitais #productowner #scrummaster #agilista #agilizareduca #brunafonsecapro

2 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube