top of page

Por que os Projetos SCRUM FALHAM?

Você conheceu o ágil e viu nele a solução para os seus problemas. Logo se apaixonou e começou a desenvolver apenas Projetos através do Scrum, até que tudo deu errado e você ficou sem entender porquê. Certo? Sei bem como é. E se quiser entender porque os “projetos Scrum falham”, continue aa leitura.


Por que os Projetos SCRUM FALHAM?


Tem coisa mais séria do que as ‘falhas encontradas em projetos’? Tem sim. As falhas encontradas nos projetos Scrum.



Quando falamos de projetos Scrum que falham, o assunto fica ainda mais sério, pois o Scrum existe justamente para facilitar a gestão de projetos e promover entregas de alto valor.


Então, se falhas acontecem no Scrum, tem algo de muito errado, e isso torna a coisa mais séria, concorda? E se vamos falar de um assunto tão sério, precisaremos de dados. Certo? O que você acha de trazer aqui algumas estatísticas? Bora lá?!


Estatísticas das falhas nos Projetos Scrum


Quando se trata das falhas nos projetos Scrum, as estatísticas mostram que:

  • 46% dos projetos falham porque a filosofia/cultura da empresa está em desacordo com os valores ágeis;

  • 38% das falhas nos projetos Scrum são causadas por falta de suporte gerencial;

  • 38% delas são por falta de suporte à mudança cultural;

  • 36% das falhas corresponde a pressão para seguir o modelo de projeto tradicional junto a gestão ágil;

  • 34% das falhas ficam por conta da falta de colaboração efetiva dos gestores.

E agora eu te pergunto: qual destes pontos (ou quais destes) é o responsável pela falha nos seus projetos Scrum?


Ao trazer essas estatísticas, consigo mostrar para você que os projetos Scrum, por si só, não falham. As falhas são humanas. E não importa quem seja o responsável, o importante aqui é perceber que a falha é de alguém, e não do Framework.


Mas calma. Se você identificou o motivo ou os motivos que fazem com que seus projetos Scrum falhem, agora só precisa entender como solucionar. E é claro que eu não ia te deixar na mão nessa hora decisiva.


  • Os 46% das falhas relacionadas aos valores ágeis, bem como os 36% correspondentes a pressão para seguir o modelo de projeto tradicional, podem ser resolvidas fazendo um bom curso de Scrum Training — que, aliás, não precisa ser caro.


E eu tenho uma dica para você: Conheça aqui o Curso Scrum Training que pode te ajudar com esse tipo de falha. O custo cabe no seu bolso!


  • Já os 38% das falhas relacionadas à falta de suporte gerencial, a mudança cultural e os outros 34% das falhas causadas por falta de colaboração efetiva dos gestores, podem ser solucionadas com a ajuda de uma educação corporativa/consultoria eficiente e estratégica, entenda mais sobre essa estratégias aqui.

Vale dizer que as estatísticas trazidas aqui foram apuradas pelo site Scrum.org.


Conclusão: Como evitar falhas nos Projetos SCRUM


Como costumo dizer e as estatística que acabamos de ver, mostram, o Scrum não falha.


E sempre que eu falo isso, meus alunos questionam:


Mas, prô, se o Scrum não falha, por que os projetos Scrum falham?


Eu sempre respondo que a falha é humana e não do Framework. Os projetos Scrum falham porque os responsáveis pelo projeto e aplicação do Framework, subestimam a importância dos “detalhes” desde o começo. E é isso que acabamos de ver nos dados que apresentei! Percebe?


Bom, antes de terminar o artigo, quero lembrar que acabei de publicar aqui no blog, uma série onde abordei alguns dos motivos pelos quais o Scrum falha, os artigos estão completos com dicas e tudo mais. Recomendo a leitura!

Lembrando que ao ler os artigos dessa série, você encontrará dicas e formas de fazer com que seus projetos Scrum parem de falhar. Leia e até o próximo!


Bye!


272 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page