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Qual a diferença entre Produto e Serviço?

Vem cá, você sabe qual a diferença entre produto e serviço?


Saber distinguir produto e serviço pode ser importante tanto se você pretende abrir o seu negócio, mas também para quem é consumidor.


No entanto as diferenças entre os dois podem não ser tão evidentes e fáceis de se identificar, pois as vezes os termos se misturam e geram uma baita confusão.


Mas não se preocupe com esta confusão, porque no artigo de hoje eu vou te explicar direitinho o que diferencia um do outro.


Vamos juntos?


Produtos e serviços, o que é?


Isso dá um nó na cabeça de muita gente e inclusive já deu nó na minha cabeça quando eu ainda estava estudando e entrando na área de produtos digitais.


E para desenroscar e esclarecer a diferença entre produto e serviço eu vou começar de maneira mais formal, tá bem?



Se formos para uma definição clássica, podemos dizer que a diferença entre produto e serviço é:


Produto:

  • É tudo o que eu tenho em prateleira, o que eu pego, o que é físico.

  • Produtos podem ser bens duráveis ou não duráveis.

  • Um produto também pode ser definido como uma mercadoria à venda.

Serviço:

  • É a realização de uma ou mais tarefas que atendam demandas, mas não envolvem mercadorias.

  • Servir e atender as necessidades dos consumidores são atividades que se encaixam no termo “setor de serviços”.


Produto e serviço, vamos aos exemplos:


Agora que já temos as informações técnicas do que é serviço e do que é produto, gostaria de demonstrar um exemplo que vai te ajudar a tornar as definições mais amplas.


Perceba que a confusão entre os termos não é à toa, pois algumas vezes um produto oferece um serviço e o contrário também.


E agora? Vamos ver na prática?


Vou usar aqui como exemplo um produto digital, pois neste caso estaremos falando também de um produto intangível.


Um produto digital oferece um serviço, assim ele mistura características, mas não deixa de ser um produto.


Vamos usar o exemplo de um aplicativo que oferece o serviço de marcação consulta digital. Neste exemplo, podemos pensar na seguinte funcionalidade:


Um produto que oferece o serviço de agendamento de consultas médicas e exames.


Esse é um serviço que o nosso exemplo de produto digital entrega de valor para o usuário. Certo?


Esse produto entrega agendamento e toda a parte de marcação de consultas como um serviço.


Mas agora preciso do máximo da sua atenção!


Um produto ou um serviço, seja digital ou físico, se difere de experiência!!!


Isso porque eu posso oferecer um produto ou um serviço e dentro deles posso ainda entregar uma experiência.


Então vamos falar de experiência?


Uma experiência relacionada a um produto ou a um serviço pode ser boa, ruim, maravilhosa e ainda contar com um fator UAU (modelo de negócio ou atendimento que deixa o consumidor com a sensação de que viveu ou adquiriu algo único e extraordinário).


Vamos voltar ao nosso modelo usado acima, o produto digital representado por um aplicativo que realiza agendamentos do meu plano de saúde?


Este produto poderia oferecer os serviços:

  • Apenas marcação de consultas;

  • Uma funcionalidade que envia um alerta um dia antes do evento;

  • ou, que se conecta com a agenda digital do usuário e adiciona o evento automaticamente;

  • E, ainda uma marcação de consulta que conta com um serviço de concierge que verifica a agenda do usuário e sugere o melhor horário para ele. WOW

Percebeu os tipos de experiência que podemos entregar?


Então:

  • Produto: artigo, mercadoria, bem tangível, durável ou não durável.

  • Serviço: atividade realizada para atender demandas e servir.

  • Experiência: funcionalidades criadas para entregar um serviço que atenda as necessidades e desejos, proporcionando uma experiência que entregue valor do ponto de vista do usuário.

Compreender as características de cada um deles vai te ajudar a pensar e manter o seu negócio sustentável e próspero.


E aí? Me conta se ficou claro para você a diferença entre produto e serviço?

Até o próximo artigo!


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