Quero mudar de área: como fazer transição de carreira?

Atualizado: 15 de jan.

Esse é um artigo especial para você que está insatisfeito com a sua carreira, já não se identifica com a área em que atua e nem com as funções que exerce no seu cargo, e quer mudar de área, mas não sabe como fazer transição de carreira.


Você sabia que com a transformação ágil, você pode mudar de área e fazer a sua transição de carreira, com a segurança de encontrar espaço no mercado? Isso é muito importante não é mesmo?!



Mas, antes de continuar falando sobre isso, quero te fazer duas perguntas:

  • "Você já pensou em mudar de área, mas não sabe como fazer isso?”

  • “Você alguma vez já ouviu falar do BOOM da transformação de carreiras e empresas que aconteceu em 2015 com a implementação do ágil nas empresas?”


Se a sua resposta para a segunda pergunta foi ‘NÃO’, fique tranquilo que é sobre isso que vamos falar hoje.


Quero mudar de área, mas como fazer transição de carreira?


Essa é uma das dúvidas mais cruéis que um profissional enfrenta. Isso, porque, se vê obrigado a ficar em uma área que já não se identifica só por não saber o que fazer, mexe com a autoestima profissional de todos nós, profissionais, que sonhamos com uma carreira bem-sucedida fazendo aquilo que nos identificamos e nos preparamos. Aliás, quero que você guarde na sua mente a palavra PREPARAÇÃO, porque ela é a chave, e vamos falar sobre ela daqui a pouco.


É um fato inegável que o mercado de trabalho está sempre mudando e permitindo uma maior versatilidade para os profissionais que desejam mudar. E isso deveria facilitar a transição de carreira, não é mesmo?! No entanto, não é bem assim. As pessoas estão cada vez mais perdidas e precisando de orientação sobre como fazer transição de carreira. E, embora em 2015, tenha acontecido um BOOM, que elevou a possibilidade de mudança com a chegada da transformação ágil, muitos profissionais não entenderam muito bem o que isso significou. E é isso que eu quero esclarecer aqui, para te ajudar nesse processo tão incrível e gratificante, que é fazer a transição de carreira.


Transformação ágil: como fazer transição de carreira


A transformação ágil pode ser a resposta para você, profissional, que deseja mudar de área. E para te ajudar a entender melhor ‘como?’, vou apresentar alguns dados sobre o assunto. Vejamos.


Uma pesquisa realizada pela Standish Group, empresa conhecida por seus projetos de implementação de sistemas de informação em setores públicos e privados, divulgou:


Em 2015 a transformação ágil, em termos de entrega de projeto com sucesso, ao ser aplicada em projetos de grande, médio e pequeno porte, superou todos os dados em comparação as entregas tradicionais.


Vejamos os índices:

  • O percentual de entregas de sucesso com o ágil foi de 39%, enquanto a entrega tradicional teve um índice de sucesso de 11%.

  • Já o índice de fracasso da entrega ágil foi de 9%, enquanto a entrega tradicional fracassou em 29%.

E é diante desses dados que o BOOM da transformação ágil acontece, chegando ao cenário atual, onde, o SCRUM, por exemplo, está sendo utilizado em mais de 60% dos projetos ágeis em todo o mundo e sendo considerado tendência. Mas, o que seria o Scrum, Bruna?


O SCRUM é um Framework de gerenciamento de projetos, que trabalha de forma ágil, fazendo uso de várias técnicas, e que abrange desde a organização ao desenvolvimento de produtos complexos e adaptativos, até a entrega com o mais alto valor possível.


Lembra que no começo, eu disse que com a transformação ágil, você pode mudar de área e fazer a sua transição de carreira, com a segurança de haver espaço no mercado? E que isso é muito importante? Pois é, falo isso por experiência própria. Aconteceu comigo e você pode saber como, aqui. Lembra também que falei sobre PREPARAÇÃO? Pois é, ela é fundamental para a sua mudança de área e a transformação da sua carreira em qualquer setor; e não é diferente no caso da transformação ágil. A grande vantagem da transformação ágil está no fato de que se preparar não é algo difícil.


Por isso, finalizo esse artigo, deixando aqui uma dica de preparação, para você dar o primeiro passo rumo a sua transformação profissional. Conheça os meus Treinamentos e faça parte dos mais de 600 alunos formados.


Quer fazer a sua transição de carreira? Conheça aqui o treinamento com o método Bruna Fonseca e comece a sua preparação para a mudança que você tanto quer!


E se você já entende um pouquinho do assunto e quer se especializar ainda mais, convido você a conhecer o MBA em Agile Project Management & Digital Product, da Faculdade Impacta de Tecnologia, onde estou como coordenadora do curso. Vale a pena conhecer a grade e o corpo docente, que foram desenhados por mim para atender as maiores necessidades do mercado de forma completa.


Finalizo com meus votos de sucesso no que quer que você faça, e me coloco à disposição para ajudar sempre que eu puder.


#sprint #agile #agilidade #SCRUM #lean #produtosdigitais #productowner #scrummaster #agilista #brunafonsecapro

51 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube