Tire as suas ideias da cabeça com o Lean Canvas
No texto de hoje eu gostaria de trazer uma ferramenta incrível e extremamente útil para todos aqueles que têm uma ideia e que desejam tirá-la de dentro da sua cabeça.
Apresento à você, o Lean Canvas, que oferece soluções e caminhos para que você consiga enxergar sua ideia acontecendo, seja ela um produto ou serviço digital, híbrido ou físico.
O que é o Lean Canvas?
Costumo dizer para os meus alunos que o Lean Canvas é um Framework perfeito, pois através de única página ele oferece blocos que orientam o pensamento criativo uma jornada lógica.
Essa função é ideal para tirar as ideias da cabeça e enxergá-las de uma forma mais avançada para iniciar o discovery de um novo produto ou serviço.
Vamos começar pelo nome “Lean”, - onde já dá pra notar que o Framework também oferece praticidade – já que a palavra indica um pensamento enxuto. Lean é uma forma de pensar formado por 3 pilares que eu considero muito importante que você entenda para seguirmos nessa leitura.
3 pilares da filosofia Lean:
Eliminar desperdício;
Entregar valor para o usuário;
Processo de melhoria contínua.
Como executar o Lean Canvas?
Agora que você já conheceu a filosofia Lean, é importante que você conheça o Lean Canvas, um framework construído por 9 blocos que vão guiando a jornada do pensamento de uma maneira intuitiva e lógica da ideia inicial.
E como toda nova ideia, para se transformar em um negócio, deve partir de um problema, uma dor que o usuário tenha, a solução deve ser o pulo do gato.
Vou dar um exemplo que acontece com muita frequência, imagine comigo uma situação em que um passageiro tem seu voo cancelado no saguão de um aeroporto e fica por horas sem saber o que fazer pois não consegue ter nenhuma informação ou uma solução eficaz.
Aqui temos uma dor bastante clara, certo?
Depois de diagnosticar o problema, o próximo passo precisa ser compreender quem sente essa dor e como solucioná-la.
E é assim que o fluxo do Lean Canvas vai te conduzindo para todos os outros blocos de um jeito super lógico, simples e ágil.
Vou deixar tudo bem explicado aqui para você perceber como esse framework pode te ajudar a colocar em prática a sua criatividade.
Ah! Antes disso é importante dizer que o Lean Canvas é ideal para as ideias iniciais e por isso se diferencia de outras ferramentas como Design Thinking, Lean Inception e conceitos de User Experience que vão te ajudar em projetos que já estão em fase de descoberta ou execução.
Colocando o Lean Canvas em prática
Vamos usar o mesmo exemplo citado anteriormente para preencher os blocos e criar um produto que resolva o problema identificado, ofereça uma proposta de valor e ainda se estruture como negócio.
Ah!, não esqueça de preencher os blocos com "post-its". Seu Lean Canvas deverá ficar mais ou menos assim:

Bom, vamos lá?
Bloco 1 – Problema
Vamos pensar no problema dos voos cancelados e na falta de informação que o passageiro vivencia quando acontece esse tipo de situação nos aeroportos.
Ótimo, já temos um problema!
Podemos criar uma solução agora? CALMA, vamos em frente:
Bloco 2 – Segmento de Cliente
O segmento de cliente não deve de maneira alguma ser confundido com público-alvo ou persona.
Aqui falamos de agrupamento de perfis de usuários. Neste caso estamos falando dos passageiros.
Bloco 3 – Proposta de valor
O que resolve o problema mostrado no bloco 1?
Podemos pensar em soluções como fornecer informações concretas, diminuir o tempo de espera e oferecer conforto aos passageiros.
Bloco 4 – Solução
Neste bloco devemos pensar na síntese da informação e de forma conceitual expor a dor do usuário em forma de solução.
Podemos pensar no seguinte conceito para o projeto: “Através de informação prática e rápida, diminuir o tempo de espera do passageiro quando os voos são cancelados”
Bloco 5 – Canais
Neste bloco devemos pensar em como iremos divulgar o produto. Pode ser pelos canais digitais ou impressos, pagos e gratuitos.
No nosso caso podemos pensar em comunicação dentro do aplicativo da própria companhia aérea, nas redes sociais ou até nos totens dos aeroportos. E por que não, até nos alto-falantes?
É muito importante estar nos espaços onde o seu público está.
Bloco 6 - Receita
Chegou o momento de estabelecer a forma de monetizar a ideia.
Aqui não estamos falando o quanto investir, mas sim em quais ações serão usadas para rentabilizar o projeto.
No nosso exemplo podemos pensar em monetizar via licitação, cobrança da companhia aérea ou quem sabe até um percentual do passageiro.
Bloco 7 – Estrutura de custo
Nesta parte pensamos em quais itens oferecem custos / investimentos para que o projeto aconteça. Como, por exemplo, desenvolvimento tecnológico de um aplicativo, gestão ágil de projeto, Dev. Team, marketing digital, etc...
Aqui entram os custos fixos e variáveis.
Bloco 8 – Métricas Chave
As métricas chave vão mostrar quais medidas capazes de mensurar se a minha ideia é viável ou não.
O número de usuários que consultam os voos atrasados ou cancelados e o grau de satisfação dos clientes que utilizam o aplicativo podem representar boas métricas chave para o projeto.
Está e a parte, portanto, que monitoramos o desempenho do projeto.
Bloco 9 – Vantagem Competitiva
Vantagem diferencial / desleal / injusta, (cada empresa ou projeto utiliza um dos nomes) - este é o ponto que eu mais gosto!
E sabe por que eu adoro pensar nesta parte? Porque a resposta aqui é a criação de uma ideia que faça o seu produto sair na frente da sua concorrência.
Por exemplo, quando você lança um novo produto, o seu diferencial deve largar na frente de uma forma que quando a concorrência descobrir, o seu espaço já estará garantido no mercado. Chega a ser uma vantagem desleal mesmo, não acha?
No nosso exemplo, poderíamos trazer como vantagem competitiva a possibilidade do passageiro que teve seu voo cancelado, caso deseje, possa solicitar o reembolso, e recebe-lo na sua conta via PIX em tempo real.
Ousado? Prejuízo?
Depende, já parou para pensar o quanto de dinheiro as companhias aéreas perdem anualmente em processos, custos jurídicos e reputação da marca por terem clientes insatisfeitos com voos cancelados?
Sendo que, reembolsar o passageiro que tem seu voo cancelado é um direito do usuário e regulamentado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
Como você pôde ver o Lean Canvas é um Framework muito simples e eficaz para conduzir um pensamento lógico e criativo para tirar da cabeça ideias e criar soluções capazes de resolver problemas reais através de um produto ou serviço digital, hibrido ou físico.
BAIXE AGORA O PDF DO LEAN CANVAS
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Até terça que vem =)
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