Como já é sabido, estamos terminando hoje uma série de 4 artigos sobre ferramentas de gestão ágil. E quando o assunto é gestão, produtividade e agilidade, não tem a menor possibilidade de deixarmos o Trello de fora (ao longo desse artigo você vai entender porque).
O Trello, como usar e suas funções na gestão de seus projetos
O Trello é uma ferramenta para a gestão ágil de projetos, que possibilita maior colaboração e produtividade no trabalho. O gerenciamento de projetos com essa plataforma é feito a partir de quadros, listas e cartões, que podem ser organizados de acordo com o que você preferir. Assim, a organização pode ser feita com base em critérios, como, por exemplo, urgência e formato.
O Trello é meu queridinho entre as ferramentas de gestão, isso porque nele é possível trabalhar com times de todos os tamanhos, e pode ser usado com as mais variadas finalidades.
O Trello é uma ferramenta versátil, isso é: nele podem ser feitos mais que apenas os planejamentos de projetos profissionais. Eu, por exemplo, uso o Trello para gerir a minha marca, mas também para organizar a minha rotina pessoal. Nele eu planejo as minhas viagens, o meu casamento e muito mais. E essa versatilidade é uma das razões pela qual essa ferramenta está presente na gestão de projetos e equipes de muitas empresas multinacionais.
O Trello é recomendado para:
Profissionais Freelancer;
Profissionais que precisam lidar com clientes;
Gestores de pequenas e grandes equipes;
Quem precisa ter uma maior organização de seu trabalho;
Empresas;
Home Office e outros.
Também acho legal dizer que é possível fazer a integração do Trello com seu Dropbox, OneDrive e Google Drive.
Trello: como usar a ferramenta na prática
No meu curso Scrum Training, tem um módulo todinho onde o Trello é abordado e nele eu ensino na prática como essa ferramenta deve e pode ser usada. Eu recomendo que você acesse o link e dê uma olhada para conhecer um pouco mais. Mas, faça isso depois. Primeiro vamos ver um pouquinho mais sobre o uso do Trello nesse artigo.
Para usar o Trello é preciso fazer um cadastro, então, o primeiro passo é cadastrar-se no site. Depois disso você pode escolher o modelo de quadro que você quer usar. São diversas categorias disponíveis, por exemplo:
Negócios;
Design;
Educação;
Engenharia;
Marketing;
Pessoal;
Gerenciamento de projetos e outros.
Assim, você pode escolher o modelo que mais representa a sua necessidade ou o seu projeto, criar o seu quadro com etapas, tarefas, prazos e etc, e então formar sua equipe (de qualquer tamanho).
Depois de formar a sua equipe, você só precisará fazer menção dos membros nas tarefas atribuídas a eles e a partir daí é só acompanhar o desenvolvimento.
O objetivo do uso do Trello
O maior objetivo do Trello é facilitar a vida, a gestão e o desenvolvimento do projeto.
O Trello é uma ferramenta de gestão ágil que vai automatizar o projeto implementado ali, e esse é o segredo para fazer com que a sua rotina ou a rotina da sua equipe possa fluir, melhorando seus resultados.
Para finalizar, acho válido dizer que o Trello, por ser um sistema freemium, é um modelo de negócio que é disponibilizado gratuitamente. No entanto, em alguns casos em que é necessário utilizar algumas funcionalidades adicionais, pode ser cobrado algum valor.
Se você quiser entender mais sobre o Trello e outras ferramentas de gestão ágil, e está interessado em aplicar o Scrum para transformar sua carreira, aumentar o valor de mercado da sua empresa e ser um profissional que entrega resultados de alto valor e performance, acesse Scrum Training e saiba mais sobre esse Framework que é tendência mundial.
Antes de ir, quero deixa uma recomendação: Faça a leitura dos outros artigos dessa série aqui no blog. São eles:
Te espero no próximo artigo. Bye!
Comments