Trello: Entenda o que é e como usar essa ferramenta na gestão dos seus projetos

Atualizado: 15 de jan.

Como já é sabido, estamos terminando hoje uma série de 4 artigos sobre ferramentas de gestão ágil. E quando o assunto é gestão, produtividade e agilidade, não tem a menor possibilidade de deixarmos o Trello de fora (ao longo desse artigo você vai entender porque).



O Trello, como usar e suas funções na gestão de seus projetos


O Trello é uma ferramenta para a gestão ágil de projetos, que possibilita maior colaboração e produtividade no trabalho. O gerenciamento de projetos com essa plataforma é feito a partir de quadros, listas e cartões, que podem ser organizados de acordo com o que você preferir. Assim, a organização pode ser feita com base em critérios, como, por exemplo, urgência e formato.


O Trello é meu queridinho entre as ferramentas de gestão, isso porque nele é possível trabalhar com times de todos os tamanhos, e pode ser usado com as mais variadas finalidades.


O Trello é uma ferramenta versátil, isso é: nele podem ser feitos mais que apenas os planejamentos de projetos profissionais. Eu, por exemplo, uso o Trello para gerir a minha marca, mas também para organizar a minha rotina pessoal. Nele eu planejo as minhas viagens, o meu casamento e muito mais. E essa versatilidade é uma das razões pela qual essa ferramenta está presente na gestão de projetos e equipes de muitas empresas multinacionais.


O Trello é recomendado para:

  • Profissionais Freelancer;

  • Profissionais que precisam lidar com clientes;

  • Gestores de pequenas e grandes equipes;

  • Quem precisa ter uma maior organização de seu trabalho;

  • Empresas;

  • Home Office e outros.

Também acho legal dizer que é possível fazer a integração do Trello com seu Dropbox, OneDrive e Google Drive.


Trello: como usar a ferramenta na prática


No meu curso Scrum Training, tem um módulo todinho onde o Trello é abordado e nele eu ensino na prática como essa ferramenta deve e pode ser usada. Eu recomendo que você acesse o link e dê uma olhada para conhecer um pouco mais. Mas, faça isso depois. Primeiro vamos ver um pouquinho mais sobre o uso do Trello nesse artigo.


Para usar o Trello é preciso fazer um cadastro, então, o primeiro passo é cadastrar-se no site. Depois disso você pode escolher o modelo de quadro que você quer usar. São diversas categorias disponíveis, por exemplo:

  • Negócios;

  • Design;

  • Educação;

  • Engenharia;

  • Marketing;

  • Pessoal;

  • Gerenciamento de projetos e outros.

Assim, você pode escolher o modelo que mais representa a sua necessidade ou o seu projeto, criar o seu quadro com etapas, tarefas, prazos e etc, e então formar sua equipe (de qualquer tamanho).


Depois de formar a sua equipe, você só precisará fazer menção dos membros nas tarefas atribuídas a eles e a partir daí é só acompanhar o desenvolvimento.



O objetivo do uso do Trello


O maior objetivo do Trello é facilitar a vida, a gestão e o desenvolvimento do projeto.


O Trello é uma ferramenta de gestão ágil que vai automatizar o projeto implementado ali, e esse é o segredo para fazer com que a sua rotina ou a rotina da sua equipe possa fluir, melhorando seus resultados.


Para finalizar, acho válido dizer que o Trello, por ser um sistema freemium, é um modelo de negócio que é disponibilizado gratuitamente. No entanto, em alguns casos em que é necessário utilizar algumas funcionalidades adicionais, pode ser cobrado algum valor.


Se você quiser entender mais sobre o Trello e outras ferramentas de gestão ágil, e está interessado em aplicar o Scrum para transformar sua carreira, aumentar o valor de mercado da sua empresa e ser um profissional que entrega resultados de alto valor e performance, acesse Scrum Training e saiba mais sobre esse Framework que é tendência mundial.

Antes de ir, quero deixa uma recomendação: Faça a leitura dos outros artigos dessa série aqui no blog. São eles:


Te espero no próximo artigo. Bye!


#sprint #agile #agilidade #SCRUM #lean #produtosdigitais #productowner #scrummaster #agilista #brunafonsecapro

59 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube