Você realmente está pronto para assumir o papel de Product Owner?

O mercado está superaquecido em vários setores de gestão e do desenvolvimento ágil, mas não tem profissionais qualificados. E, eu estou afirmando isso! Será que você está realmente preparado para assumir o papel de Product Owner? Quero te ajudar a descobrir e, também a se preparar agora.

Para começar fiz algumas pesquisas sobre vagas disponíveis no mercado para os diferentes papéis e atuações dentro do universo ágil, e encontrei inúmeras vagas de PO, Scrum Master, Agile Coach, Agile Master e desenvolvedores espalhadas por todo o Brasil.

Para você ter uma ideia, só nesse início do mês de agosto estão disponíveis mais de quatrocentas vagas, para o papel de PO no LinkedIn, só na cidade de São Paulo (clique para conferir as vagas e se quem sabe candidatar-se a uma).

Vale dizer que muitas dessas vagas pagam bem e atendem a modalidade full home office, o que facilita e muito a contratação desse profissional. Porém, esse papel é um dos que mais proporcionam desafios aos seus profissionais, e a falta de capacitação prejudica muito.

E aí eu te pergunto: será que você realmente está pronto para assumir o papel de Product Owner? Para te ajudar com essa resposta, trarei aqui alguns desafios que o PO precisa enfrentar no dia a dia. Confira!



Desafios enfrentados pelo Product Owner

Dentre outros problemas enfrentados pelo PO no dia a dia, podemos destacar:

  • Escrever as estórias sem ter toda informações necessárias;

  • Lidar com a área de negócios, que trabalha muitas vezes sem definições claras, e faz com que os itens priorizados no dia anterior tenham que ser repriorizados no dia seguinte;

  • Lidar diariamente com urgências e ter que fazer negociações;

  • Gerir a ansiedade e a pressa dos outros com relação ao projeto;

  • Lidar com as estimativas que não deveriam ser feitas por hora ou tempo, mas sim por esforço.

  • Lidar com as estórias intruders;

  • Chegar na hora de testar as features e nada funcionar;

  • Explicar para os stakeholders porque a ideia não deve ser implementada;

  • Conhecer todos os termos, siglas e palavras estrangeiras.

Vou parar a lista por aqui, mas os desafios enfrentados no dia a dia não param. E logicamente, você só estará pronto para assumir o papel de Product Owner, quando souber lidar com muitos deles (todos de preferência).


O grande problema para o setor é que na mesma intensidade que o mercado está aquecido, os profissionais estão despreparados. É um despreparo absurdo e geral em conhecimento, comunicação, maturidade nos processos ágeis e inteligência emocional para lidar muitas vezes com projetos caóticos.


E é aí que entra minha dica.


Dica para quem quer tornar-se um Product Owner

Gente, tenho acompanhado o mercado e visto que tem mais ofertas que profissionais capacitados para executar. Logo, se você investir em preparação, você não estará de forma alguma perdendo dinheiro ou tempo. Pelo contrário!

Ao investir em conhecimento você estará um passo mais perto de construir uma carreira sólida em um mercado que já está consolidado.


Por isso, a minha dica é: se você se sente despreparado, quer migrar de área, mas não se sente seguro, independente do estágio de Product Owner que você esteja, invista na sua preparação para ontem. Aperte o cinto um pouco mais esse mês e comece hoje mesmo a se preparar.


E calma que não estou falando de investimentos altos. Estou falando de coisas que dão para fazer sem grandes sacrifícios mesmo.


Confira algumas das diversas soluções que ofereço para os diferentes estágios como PO.

  • Se você está iniciando ou tentando migrar de área, pode investir no Curso Scrum Training que é completíssimo, está com preço especial e ainda dá para parcelar.

Agora,

  • Se você precisa capacitar seu TIME e demais áreas que interagem diariamente no projeto, precisa conhecer os Treinamentos inCompany, focado em educação corporativa focada em proporcionar uma experiência de aprendizagem poderosíssima, capaz de aumentar a produtividade do seu time e melhorar o nível de confiança entre os membros.

Maaaas,


Para complementar, você também pode ler o artigo: Quero me tornar Product Owner, e agora?! Como escolher um curso de Scrum?


Fico a disposição para conversar a qualquer momento sobre a sua carreira nesse setor (faça contato aqui).


E ainda falando sobre vagas, confira as vagas disponíveis no mercado para desenvolvedores Full Stack, Back-end e Front-end.


Desejo que você esteja sempre pronto e, que, conte comigo quando não estiver.


Até mais!


#sprint #agile #agilidade #SCRUM #lean #produtosdigitais #productowner #scrummaster #agilista #agilizareduca #brunafonsecapro

13 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube