O mercado quando se trata de agilidade e tecnologia está super aquecido, principalmente para os desenvolvedores Full Stack, Back-end e Front-end (em todos os níveis e linguagens de programação) assim, não é incomum os times ficarem desfalcados do dia para noite.
A questão é: o que fazer quando isso acontece? É isso que vamos descobrir.
Fiz algumas pesquisas sobre as vagas disponíveis no mercado para dar a você uma ideia do "grau de aquecimento" desse setor, eu encontrei mais de 6.600 vagas espalhadas por todo Brasil, divididas entre os cargos de Full Stack, Back-end e Front-end.
Por isso, vou deixar, na sequência, o link para algumas vagas e a relação de alguns estados brasileiros com maior aquecimento, e você pode clicar nos links abaixo para ter acesso às vagas disponíveis.
E já que estamos falando sobre o aquecimento do mercado, vale dizer que a competição por esses profissionais é, muitas vezes, "desleal'', de forma que o grande diferencial na tomada de decisão do profissional tem sido pontos como: quem paga mais e/ou quem oferece mais benefícios e condições sustentáveis de trabalho.
Mas vamos ao assunto:
O time ficou enxuto do dia para a noite, o que fazer?
Quando essa situação acontece, o cenário é basicamente:
Você tem o seu time, conhece a capacidade dele e com base nela desenvolve o seu planejamento de Sprints, até que com a saída de 2 ou 3 profissionais de uma a duas semanas ou, às vezes até na mesma semana, o time fica enxuto do dia para noite. E você se vê perdido diante do que precisa ser feito e os recursos disponíveis.
E agora, como lidar com essa situação?
Se esse é o caso, entenda que 3 coisas são fundamentais para manter o time em atuação.
Vejamos:
1° - Com a saída dos integrantes a capacit do time caiu, por isso precisa haver um replanejamento do projeto. Pense que a situação é a seguinte:
Você tem uma jarra com 500 ml de suco (o projeto) e precisa distribuir todo o suco nos copos disponíveis (integrantes do time) para liberar a jarra na próxima rodada (concluir o projeto).
Porém, todos os copos disponíveis suportam apenas 360 ml (capacit do time com a saída dos integrantes), você não vai encher os copos até entornar e virar uma bagunça, vai?
Logo, você precisa informar a quem é de direito que a liberação da jarra de suco, ou melhor, a conclusão do projeto não vai acontecer na próxima rodada (sprint) devido a atual situação. Deu para entender?
2° - É preciso ter todos os valores e pilares do Scrum estruturados e aqui destaco a adaptação, a transparência e o compromisso.
ADAPTAÇÃO
Entenda que esse não é um momento para desespero e sim uma situação que demanda a adaptação (um dos pilares do Scrum).
TRANSPARÊNCIA
A situação real precisa ser passada com o máximo de transparência para as demais áreas, já que as entregas planejadas não serão cumpridas conforme o acordado e todos vão precisar trabalhar juntos na solução. (outro pilar do Scrum).
COMPROMETIMENTO
Para falar sobre comprometimento, vou voltar no primeiro conteúdo que produzi aqui no blog, onde falo sobre o valor do comprometimento de cada integrante do time Scrum, afinal, se o time permanece com um número mínimo de 5 pessoas, ainda é um time Scrum e vai precisar muitíssimo desse valor em especial.
Aliás, recomendo a leitura do conteúdo 5 dicas de como aplicar os valores SCRUM.
Sobre o compromisso é basicamente o seguinte:
Todos os integrantes do time SCRUM devem assumir, de forma pessoal, o
compromisso e a responsabilidade com o alcance dos objetivos traçados, trabalhando da melhor maneira possível diante da situação.
3° - Conte com o apoio dos outros times e também da área de negócios e RH para que o processo de contratação de novos desenvolvedores seja ágil e o time possa voltar para o planejamento o quanto antes.
Fazendo dessa forma, com que, mesmo com a capacit afetada, o motor do projeto não pare, que é o que a agilidade defende. Em um caso como esse é basicamente isso o que precisa e pode ser feito. Mas, se você quiser se preparar ainda mais para momentos de adaptação como esse, recomendo que leia outros conteúdos aqui do blog.
Minha sugestão:
Até mais!!
Comments