05 motivos para contratar um perfil Jr. para atuar com SCRUM

Neste artigo vou te dar 5 motivos para contratar um Perfil Jr. para atuar com Scrum. Então, se você quer saber se deve ou não fazer a contratação desse profissional, fica coladinho aqui.


Antes de te apresentar os 5 motivos, gostaria de me desculpar com você. Eu havia prometido trazer aqui uma entrevista com uma profissional de recrutamento, porém, infelizmente, não foi possível fazer isso. A correria do dia a dia nos impediu. Mas, prometo trazer em outro momento, tá?! Me perdoe.


Agora vamos ao assunto.


5 motivos para contratar um Perfil Jr. para atuar com Scrum


Sempre que falamos de um cargo Júnior estamos falando de profissionais recém-formados e com pouca experiência. E o problema é que se você está para contratar alguém, claro que quer uma pessoa com experiência. Todo mundo quer isso.


No entanto, existem alguns motivos para contratar um perfil Jr., que podem representar grandes vantagens para todos os integrantes do seu time. E vou te provar isso agora.



Confira a partir daqui: 5 motivos para contratar um perfil Jr. para atuar com Scrum.


1. Fácil adaptação ao ritmo da equipe e ao método de trabalho da empresa


Sim, vamos começar falando sobre a falta de experiência. Parece muito óbvio que um profissional sem experiência só vai atrapalhar. Mas, por incrível que pareça, não é bem isso.


Contratar um perfil Jr. possibilita que você tenha um profissional facilmente adaptável, sem manias e padrões, e, com isso, você poderá ajudar a formar um profissional mais adaptado a sua equipe e empresa, diminuindo a possibilidade de conflitos e uso de frases como: “Ah, mas na empresa anterior não era assim que trabalhávamos"... entre outras coisas desse tipo.



2. Um mercado mais qualificado


O segundo motivo para contratar um Perfil Jr. para atuar com Scrum, é ter um mercado mais qualificado de forma geral. Isso é: a contratação de um profissional inexperiente vai gerar oportunidade para que um bom profissional seja desenvolvido sob a sua supervisão, resultando em um mais qualificado para o mercado (no futuro).


Novas oportunidades são extremamente importantes para o setor e o mercado de trabalho em geral, principalmente quando falamos do contexto de trabalho ágil.



3. Inovação


A Inovação é outro motivo para contratação desse profissional, isso porque, na maior parte das vezes, o profissional formado recentemente tem uma grande aptidão para novas ideias e novos pontos de vista; além de ter coragem e disposição para realizar projetos e entregar melhores resultados.


A contratação de um Perfil Jr. é uma possibilidade muito grande que você tem de somar e romper com os pensamentos padronizados e ruins que já existem entre os profissionais já treinados.



4. Mais soluções e menos problemas


Neste quarto motivo, posso fazer uma lista de qualidades fundamentais na carreira de um profissional e que todo gestor quer ter na sua equipe, são elas: disposição, energia, curiosidade, novos insights, foco e determinação.


E vale dizer que encontrar tudo isso em um profissional experiente é raro, já que muitas vezes, as metodologias erradas e as vagas de emprego que são, na verdade, grandes furadas, saturam os profissionais ao longo do tempo.


Assim, contratar um perfil Jr. é a oportunidade perfeita para quem quer trabalhar com um profissional com todo esse gás, para entregar projetos e resultados de valor.


Após citar todas essas características, você pode pensar: "Ah, já tenho todos os motivos que precisava para contratar um perfil Jr”. Mas, espera aí. Não pare de ler ainda.


Tem mais um motivo para contratar um perfil Jr. para atuar com Scrum, e quero falar sobre ele.



5. Exercitar a empatia


Pode parecer que esse motivo não tem muito a ver com o lado profissional, mas tem tudo a ver.


Como assim, Bruna? Como trabalhar a empatia pode me ajudar com a minha carreira?


Simples: lembra que um dia você também já foi um profissional Júnior, e que também precisou que alguém te contratasse? Ao lembrar disso e trabalhar essa capacidade de se olhar no lugar do outro, você vai exercitar a empatia e assim se torna um profissional capaz de entender melhor, principalmente como gestor, a necessidade de adaptar o que for necessário para que a equipe seja bem-sucedida e se mantenha motivada naquilo que se dispôs a fazer. Consegue entender?


Bom, esses são os meus 5 motivos para contratar um Perfil Jr. para atuar com Scrum. Você tem mais algum motivo? Deixe aqui nos comentários e me ajude a motivar mais contratações.


Lembrando que temos mais um artigo para essa série especial, será o nosso quinto artigo 'Vagas Scrum: O golpe tá aí! Cai quem quer…', e será postado na próxima terça-feira. Não perca!


Leia também os outros 3 artigos da série:


Até terça!


#sprint #agile #agilidade #SCRUM #lean #produtosdigitais #productowner #scrummaster #agilista #agilizareduca #brunafonsecapro

10 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube