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3 formas para validar produtos digitais

Atualizado: 15 de mar. de 2023

Hoje eu quero trazer 3 formas incríveis para validar produto digital de um jeito simples, porém profundo.


E se você está em busca de uma validação consistente para o seu produto digital não deixe de ler este artigo até o fim!


Vem comigo?


Conheça 3 formas para validar um produto digital


Já falei sobre a importância do uso de protótipos, do teste de usabilidade e da dinâmica do Que bom, Que tal, Que pena para os times produteiros.


Nesses conteúdos você vai encontrar diversas técnicas e práticas de validação de produtos digitais para serem aplicadas antes de colocar um produto no mercado.


E para contribuir ainda mais, quero trazer 3 formas indispensáveis para toda validação de produto digital, vem ver!



Essas 3 formas que vou te ensinar hoje devem estar presentes sempre que você for realizar um teste em um produto digital, e tanto faz se o teste for virtual ou presencial, ok?


Então vamos entendê-las!


Gravar, Observar e Conversar


1 - Gravar


Gravar a tela do protótipo durante o teste é importantíssimo para que depois você possa assistir e re-assistir sempre que sentir a necessidade de entender e aprender.


É ali, durante a prática do seu usuário, que você vai encontrar as principais dificuldades de usabilidade de um produto.


Você também vai poder compreender o que foi fácil, onde o usuário acertou de primeira ou o que ainda está confuso no produto digital testado.


Se o teste realizado for virtual é importante gravar também a câmera, peça ao usuário que a mantenha aberta, e eu vou te explicar o porquê disso agora no próximo item!


2 – Observar


A observação atenta das expressões do seu usuário no momento do teste guarda muitas respostas e insights de um produto digital.


Por exemplo, imagine que o usuário está navegando em um produto digital e a interface quebra, apresenta um erro ou não responde da maneira esperada.

Em uma situação como essa normalmente a pessoa expressa a frustração no rosto.


Dor, sofrimento e desapontamento, bem como satisfação e felicidade vão ser comunicados nas expressões faciais do seu usuário que muitas vezes só serão observadas durante os teste. Por isso se forem gravadas poderão ser assistidas posteriormente para análise.


Você percebe como a linguagem corporal do seu usuário pode ser mais uma ferramenta disponível para te ajudar na validação de um produto digital?


Então vamos passar para o terceiro item!

3 – Conversar


É conversando que a gente se entende!

Entender a jornada a partir do ponto de vista do seu usuário pode vir através de uma boa conversa.


Tente deixar a pessoa à vontade para colocar percepções, para falar o que achou, o que gostou ou não, o que acredita que deve ser melhorado, adicionado, modificado ou retirado no produto digital.


Existem excelentes técnicas para coletar essas conversas, sendo uma delas a entrevista de profundidade, que utiliza como base a dinâmica do Que bom, Que tal, Que pena.


Anote todas as suas percepções sobre a conversa com os usuários!


Conclusão


Gosto de enfatizar que as expressões faciais são chaves-mestras para muitas validações em produtos digitais e que elas podem ser captadas ao observar, rever e refletir.


Realizar testes de validação de produto digital pode ser uma tarefa simples de resolver pois o essencial é contar com a experiência do seu usuário final.


Mas para tirar um bom proveito de um teste de validação, eu quero que você fique atento a dinâmica desse processo, que precisa contar com a ajuda do seu time, ok?


Então para fazer a validação de produto digital utilizando dessas 3 formas que ensinei hoje aqui bem-feita, a gente precisa considerar a presença dos seguintes atores:

  • Facilitador;

  • Entrevistador (que pode ser também o facilitador);

  • Observador;

  • Usuário

Um teste de validação de produto digital precisa contar com um facilitador para conduzir e apresentar o protótipo, com o entrevistador para fazer as perguntas certas e em profundidade, com o observador para captar as expressões e com o usuário final para realizar os testes.


O observador, deverá aplicar a técnica “shadowing” (sombra) ou de carrapato.

Eu simplesmente adoro essas expressões porque sintetizam bem a função do observador - a de estar grudado no usuário de um jeito sutil captando de forma empática suas ações e reações.


No teste de validação de produto digital o observador precisa levar em consideração as seguintes reações do usuário:

  • Linguagem corporal;

  • Expressões faciais;

  • Falas;

  • Gestos

Afinal, o facilitador que está focado em apresentar o produto, não irá conseguir captar.


E aí, pegou as 3 formas para realizar a validação de produtos digitais?


Anota aí:

Gravar, observar e conversar.


Se você fizer essas 3 ações com atenção, aplicando essas técnicas eu tenho certeza que a validação do seu produto digital será muito mais assertiva!!


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