top of page

Por que fazer o teste de usabilidade?

Hey, você sabia que entre o time de produtos e os usuários finais estão uma série de ações conectadas em teia?


Pois é, e são essas ações que servem para oferecer feedbacks e soluções que podem contribuir para validações e viabilizações importantes de um produto digital!


E você sabe me dizer uma das ferramentas mais eficientes na cultura de um produteiro?


Te respondo sem dúvida alguma que o teste de usabilidade é essencial antes de lançar um produto ou atualizar e melhorar uma funcionalidade.


Aqui neste conteúdo vou te explicar direitinho o que é, e porque fazer o teste de usabilidade em um produto digital.


Vem comigo?


O que é teste de usabilidade?


Podemos definir o teste de usabilidade como uma forma muito útil para avaliar a facilidade de uso de um produto digital com os usuários finais.



Um teste de usabilidade vai envolver em seu processo a observação e a análise do comportamento que os usuários terão ao interagir com um determinado produto digital, identificando problemas no uso e oferecendo a possibilidade de melhorar sua experiência.


Esse teste de usabilidade é muito usado na fase de pré-lançamento, e ainda é a forma mais eficiente para te dar respostas, do tipo que conta se o produto corresponde as expectativas e, se oferece as soluções esperadas pelo usuário final.


Teste de usabilidade na prática


Um bom exemplo de aplicação que eu posso trazer de um teste de usabilidade é que esse teste seja realizado diretamente com o usuário final.


Pense em um teste onde os usuários recrutados, realizam tarefas específicas no produto digital orientados por um facilitador, enquanto que um observador, realiza a observação do teste e das ações do usuário e as registra com comentários e suas percepções.


Saiba que este mesmo facilitador também pode e deve fazer perguntas aos usuários para obter informações adicionais sobre suas experiências.


Com base nos resultados obtidos no teste de usabilidade que foi aplicado, o Product Manager e o Product Owner irão definir as prioridades e solicitar ao UX que realize os ajustes e após isso serão criadas as história do usuário que irão compor o backlog do produto para que o dev team possa desenvolver as melhorias no produto para torná-lo mais fácil de usar, eficiente e simplificado para o usuário final.


Assim, um teste de usabilidade pode ser seguido em diferentes momentos do processo, desde o estágio inicial de prototipagem e validação da ideia até a fase do produto em produção, no processo de melhoria contínua e implementação de novas funcionalidades.


Bacana né?


Onde aplicar o teste de usabilidade?


Agora que você já compreendeu o contexto e até já conheceu a prática de um exemplo de teste de usabilidade, chegou a hora da gente falar sobre os cenários para essa aplicação.


Saber onde aplicar o teste de usabilidade pode ser super vantajoso no seu time de produtos, quer ver só?

  • Produtos Digitais: para testar a facilidade da navegação, jornada do usuário, fluxos , clareza da interface e eficácia das funcionalidades;

  • Produtos físicos: para testar a facilidade de uso, acessibilidade e segurança;

Por que fazer o teste de usabilidade?


Os objetivos podem ser muitos, mas posso listar aqui para você alguns dos principais do porquê fazer o teste de usabilidade, acompanhe:

  • Entender a experiência do usuário;

  • Identificar erros e possíveis pontos de melhorias; ;- Compreender a experiência das funcionalidades;

  • Validar se a jornada está sendo seguida;- Medir engajamento do usuário;

  • E, o mais importante, entender a facilidade ou dificuldade durante o uso.

Com todos esses objetivos em mente eu gostaria que você soubesse ainda que embora respostas verdadeiras apareçam, os insights obtidos deverão ser bem solicitadas ao time de desenvolvimento para que as melhorias e soluções de fato respondam as necessidades e desejos dos usuários finais.


A partir dos feedbacks captados em um teste de usabilidade você vai poder analisar a sua concorrência de forma específica, planejar os ajustes e novas implementações de funcionalidades no projeto de UX, reavaliar a rota do produto e re-testar novas interfaces no protótipo, por exemplo.


Como realizar um teste de usabilidade?


E para colocar o seu teste de usabilidade em prática deixo aqui três conselhos de ações para que você aprimore sempre mais e mais o seu produto digital:

  1. Tenha um objetivo claro e mantenha o foco nele;

  2. Defina antes quais fluxos ou ações quer validar;

  3. Ao final dos testes registre os informações e aprendizados ara sempre serem consultados e servirem de base de aprendizado.

Mas lembre-se, fuja de documentos e relatórios, post-its e um MIRO são muito bem vindos.


E então, conseguiu entender por que fazer o teste de usabilidade é uma estratégia tão eficiente para os produteiros?


Espero que sim!


Se tiver alguma dúvida ou comentário fala aqui comigo, combinado?

Até o próximo conteúdo!


11 visualizações

コメント


  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page