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Entenda o uso de protótipos nos times de produto

Para aqueles que estão começando em times de produto, entender o uso de protótipos é fundamental!


Por isso eu trago hoje um conteúdo que vai te explicar direitinho o conceito e as práticas dos protótipos.


Vem comigo?


Entenda o que é protótipo


Quem atua em time de produtos digitais e UX fatalmente irá se deparar com o termo protótipo ou prototipagem.


E se você ainda fica em dúvida sobre a definição correta, o conceito e a prática, eu quero agora que você entenda o que é protótipo.


Vamos lá!


Imagine que um produto digital está prestes a ser lançado no mercado e, portanto, teoricamente, já está testado e aprovado para o lançamento, certo?


E se todas as fases de testes do produto foram realizadas, isso significa que ele passou pelas etapas de ideação e validação, e por fim chegou a uma versão final.

Em todas essas fases, envolvemos os testes de validação, através de um protótipo.


Podemos ainda conceituar o protótipo como um modelo inicial de um produto, criado para testar a viabilidade e a eficácia antes que seja lançado e produzido para o mercado.


A partir de um protótipo é possível captar as percepções dos usuários e assim melhorar uma ideia para que o resultado seja ainda mais positivo e os erros possam ser eliminados.


Nesse ponto podemos também utilizar o conceito do MVP (Minimum Viable Product) – que nada mais é que a oferta mínima de entrega de valor para um produto.


E então, deu para entender o que é protótipo?


Mas afinal, para que serve um protótipo?


Depois de contextualizar o o que é um protótipo é chegada a hora de colocar esse conceito na prática.


Vamos agora falar para que serve um protótipo, trazer exemplos das principais utilizações e validar a importância do seu uso nos times de produtos.


Vamos às duas principais funcionalidades de um protótipo:


1 – Testar

  • Função básica e primordial de um protótipo, o teste pode ser realizado em um produto digital na fase final, como em um app onde todos os botões, funções e interações são expostas para viabilizar o produto final ou apenas servir para testar uma ideia inicial desse mesmo app.

  • Testes com protótipos são importantes para aprimorar, corrigir, evitar erros e conhecer a efetividade de um produto digital.

2 – Conhecer a avaliação do usuário

  • Um protótipo pode ser utilizado para conhecer a real interação de um usuário com o produto digital. As experiências, formas de uso, necessidades e as dificuldades do usuário podem ser experimentadas a partir da exposição de um produto digital em um protótipo.

  • Pesquisas, questionários, entrevistas de profundidade e observações são excelentes meios de avaliar a experiência de um usuário com o protótipo e são ferramentas valiosas para os times de produto.


Conheça agora os 2 tipos de protótipo mais útilizados


Os protótipos podem ser construídos de várias maneiras, inclusive no próximo artigo vou trazer os 5 tipos existentes de protótipos, já fica de olho. Mas agora vamos focar nos 2 mais utilizados nos times de produto.


Sempre que for iniciar um protótipo, você precisa levar em conta o valor financeiro que tem disponível, o objetivo final do teste.


Então vamos conhecer os 2 tipos de protótipo mais utilizados, veja:

  • Protótipo de baixa fidelidade

Este é um dos tipos de protótipo mais simples e econômicos de se utilizar pois não há o compromisso de ser 100% fiel ao produto final.


O protótipo de baixa fidelidade serve sobretudo para testar funcionalidades isoladas e validar ideias básicas.


Você pode criar um protótipo de baixa fidelidade em papel, colagens, massinha e até mesmo com peças de lego. Dentro do escopo dos protótipos de baixa fidelidade existem ainda o conceito de sketch e Wireframe que oferecem eficiência através de desenhos que representam as interfaces usuais de um produto digital.

  • Protótipo de alta fidelidade

O protótipo de alta fidelidade busca estar o mais próximo possível do produto final. Nesta prototipagem é importante constar todas as funcionalidades e interações da maneira como será lançada no mercado.


Detalhismo e fidelidade são requisitos chave para que os testes dos produtos digitais sejam verdadeiramente realizados.


Os protótipos de alta fidelidade podem ser interativos (onde a simulação da tela e a reação dos usuários deve ser perfeitamente representada) ou até em código (trazendo as interfaces já codificadas, relatando apenas ajustes mínimos ao produto final - o que chamamos de POC (Proof of Concept).


Tudo certo até aqui?

Que bom!


Porque agora eu quero que você saiba o momento certo de prototipar!


Prototipar é uma ação fundamental nos times de produto, portanto é importante que você saiba em quais momentos o seu time precisa se dedicar aos protótipos.


Saiba o melhor momento de fazer o protótipo do seu produto digital

  • Expor uma ideia

Utilizado normalmente na fase de ideação com protótipos de baixa fidelidade, onde o objetivo é exemplificar de maneira ilustrativa e concreta a sua ideia de forma fácil, porém eficaz.


Dessa forma o seu time poderá conhecer os resultados dos testes e viabilidade do seu produto com mais clareza.


  • Ao testar as funções do seu produto

Para saber se o seu produto digital agrega algum valor ao usuário final, se as funcionalidades estão de acordo com as expectativas do consumidor e se a ideia vai funcionar de verdade. Todas essas são ações validadas com a prototipagem.

  • Conhecer a experiência do seu usuário

Obter feedbacks a respeito da utilidade e das funcionalidades de um produto digital é algo que apenas o seu usuário vai poder te responder com precisão.


Neste caso, tanto os protótipos de baixa quanto os de alta fidelidade podem ser utilizados para:

  • Corrigir a rota

Um protótipo bem construído vai te mostrar possíveis erros e falhas nas usabilidade e, portanto, será possível a correção no momento certo de desenvolvimento do seu produto.

  • Experimentar

Validar a versão final com um protótipo de alta fidelidade para um público fechado por exemplo é uma excelente estratégia de teste antes do desenvolvimento e lançamento do seu produto.


Neste caso o protótipo precisa ser o mais fiel possível ao resultado que se pretende chegar ao final, ok?

E aí? Me conta se você entendeu o conceito e a relevância a respeito do o uso de protótipos nos times de produto?


Se ficou alguma dúvida não deixe de comentar aqui no post!


Até o próximo artigo!


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