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5 Dicas para melhorar a comunicação em trabalhos pelo WhatsApp

Hoje eu vou te dar 5 dicas para melhorar sua comunicação em trabalhos pelo WhatsApp, parar de passar raiva e/ou parar de matar outras pessoas de raiva (se este é o seu caso).


Mas, antes, conta uma coisa aqui pra mim: você trabalha com WhatsApp, recebendo e enviando solicitações? E alguma vez, você já sentiu vontade de tacar seu celular na parede por causa de alguma mensagem recebida?


Esse é um problema cada vez mais comum porque o uso do WhatsApp para trabalhos está cada vez mais comum, e não só no setor ágil. Por isso, considero importante trazer 5 dicas práticas e essenciais para melhorar sua comunicação em gestão de projetos ágeis pelo WhatsApp.


Vejamos!


5 Dicas para melhorar a comunicação em trabalhos pelo WhatsApp


O grande problema de usar ferramentas como WhatsApp e afins, são os mal-entendidos que acontecem.


Muitas vezes digitamos uma mensagem com a melhor das intenções, mas acontece da outra pessoa estar com um sentimento totalmente diferente, nervosa/agitada, e acaba entendendo a mensagem conforme o humor dela, e, nessa altura o tumulto já tá feito.



Por isso, separei algumas dicas para melhorar sua comunicação em trabalhos pelo WhatsApp, e elas são:


1° DICA para melhorar sua comunicação em trabalhos pelo WhatsApp


Cuide para que o mal-entendido não comece por você, preferindo se comunicar pessoalmente, aprendendo a enriquecer a conversa com alguns emojis; dando, sempre que possível, preferência para o envio de áudios (sorria enquanto grava, é sério, sorrisos são sentidos em nosso tom de voz), e ficando atento ao horário ideal para fazer o envio de mensagens.


2° DICA para melhorar sua comunicação em trabalhos pelo WhatsApp


Elimine o seu senso de urgência, considere que as pessoas têm afazeres programados. Sabe aquela história “se fosse para não responder na hora, eu mandava carta”? Pois é. Não leve ao pé da letra, pois imprevistos acontecem e nem todas as pessoas estão sempre ligadas e atentas aos seus celulares.


Precisa de uma resposta urgente? Ligue.


3° DICA para melhorar sua comunicação em trabalhos pelo WhatsApp


Essa é mais para quem recebe a comunicação pelo WhatsApp e precisa responder. Não responda se estiver irritado. NUNCA! Na hora de responder, considere e faça a primeira dica.


Antes de responder, analise direitinho o que está sendo pedido, se é possível, se não é, Se merece uma justificativa, em quanto tempo dá para atender… Nunca responda um SIM, apenas porque se sentiu pressionado por uma certa urgência, ou para fazer um favor.



4° DICA para melhorar sua comunicação em trabalhos pelo WhatsApp


Essa dica vale tanto para quem envia, quanto para quem responde mensagens diariamente pelo WhatsApp, pois está relacionada ao respeito e a empatia.


Nunca envie uma mensagem que você não gostaria de receber. Respeite a pessoa que está do outro lado. Se pergunte: qual é a melhor maneira de falar/pedir? Pense no tempo necessário para que a pessoa possa atender a solicitação, e se a solicitação é plausível.


E, para finalizar:


5° DICA para melhorar sua comunicação em trabalhos pelo WhatsApp


Essa pode parecer estranha. Mas é super importante: não dê ordens e evite urgências!


Quando eu digo ''não dê ordens”, quero dizer: por mais que a sua solicitação precise ser atendida, e por mais que o seu cargo/papel te permita dar ordens, aja sempre como um negociador/mediador entre as partes, principalmente se você for um Product Owner.


Para fazer isso, trabalhe com perguntas:

  • Fulano, o que você acha da solicitação?

  • É viável fazer tal item?

  • Em quanto tempo dá para gente atendera solicitação?

  • Como poderíamos resolver?

Mais dicas:

  • Toda ver que usamos o verbo no Futuro do Pretérito, colocamos a outra parte como atuante de forma conjunta e colaborativa. Por exemplo: Poderíamos, seríamos, estaríamos, teríamos e etc. Então, USE E ABUSE do Futuro do Pretérito.

  • E também, sempre que começamos uma pergunta com COMO? Pela neurociência estamos ativando uma parte do cérebro que pensa em etapas e processos, criando o passo a passo para realizar determinadas execuções. Sabia disso?

Votando ao assunto:


E quando eu digo “evite urgências”, o que eu quero te dizer, na verdade, é: só é urgente aquilo que não foi feito no tempo certo.


Ou seja, se você deveria ter realizado o “buildind do seu backlog”, ter feito o planejamento da Sprint, refinado as User Stories, além de ter tido várias reuniões para pensar e programar a priorização do seu backlog a partir de novas solicitações e se não FEZ NADA DISSO. Não vai ser pelo WhatsApp, em uma mensagem, que você vai resolver o CAOS. Assuma isso!


Agora, se a pessoa que te mandou uma mensagem não leu esse artigo ou não faz ideia dessas 5 dicas, e te enviou aquela mensagem que te fez sentir vontade de tacar seu celular na parede, a dica que te dou é:


Calma! Não taca na parede porque é caro e você vai se arrepender (risos). Brincadeira.


A verdadeira dica é: seja você a pessoa com serenidade e respeito para tratar a situação. Por mais difícil que pareça, interprete a mensagem da melhor maneira possível.


Analise a mensagem e responda da maneira como você gostaria que tivesse sido falado com você.


Analise o que está sendo pedido, não saia fazendo favor nem agindo com medo, porque o resultado disso nunca é bom. Você, inclusive, pode entender melhor os resultados desastrosos dos favores concedidos na hora errada as pessoas erradas lendo o artigo: Eu só quis ajudar e me fud#.


Espero ter te ajudado e feito você refletir junto comigo com essas 5 dicas para melhorar sua comunicação em trabalhos pelo WhatsApp.


E só para descontrair, clique aqui para ouvir a música e cante comigo “Oh, baby me atende, ai que vontade de tacar meu celular na parede”.


Comenta aqui pra mim se você já passou por uma situação assim (seja no trabalho ou na sua vida pessoal) e o que você fez para contornar a situação. Foi diferente dessas que eu passei aqui?

Estou aguardando.


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Lembrando que você pode me chamar aqui a qualquer momento para tirar dúvidas. Não esqueça disso.


Se puder, leia também:



Até mais!


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