top of page

5 formas de ter um bom relacionamento com seu TIME de Desenvolvimento

Como professora de agilidade posso afirmar que as reclamações mais comuns que escuto estão relacionadas ao Time de Desenvolvimento, e sempre têm a ver com o desgaste do relacionamento.


Muitas vezes esse relacionamento desgastado se dá devido à comunicação ou ausências do papel do Product Owner. Essa ausência acaba gerando uma ausência de confiança no papel decisivo do PO.


Estou trazendo aqui pra vocês algumas formas de melhorar e ter um bom relacionamento com seu time de desenvolvimento.



Saiba que esse texto é pra você, Product Owner, que sente que está perdendo o controle do seu time, ou que precisa trabalhar um pouco mais suas habilidades pessoais.


Afinal, seu papel também faz parte desse time, e estão todos ali pra ajudar a empresa a atingir suas metas e objetivos.


Você, assim como seu time de Desenvolvedores, estão todos no mesmo barco.

No final do dia, não adianta nada ter um Discovery bem feito, se o time não conseguir construir e entregar o planejado.


Então vamos lá?


Conheça 5 foras de ter um bom relacionamento com seu Time de Desenvolvimento



1) Backlog atualizado


As necessidades do produto mudam com frequência, e nós devemos responder à essas mudanças de forma positiva e saudável.

É seu papel enquanto Product Owner deixar os desenvolvedores a par dessas mudanças e atualizações, sempre com muita transparência, dando abertura para que o time seja parte colaborativa da solução .


2) Presença


Presença é uma das atribuições mais importantes que um Product Owner deve ter com seu time.


Presença genuína!


Durante o processo de desenvolvimento, é comum que apareçam dúvidas que não foram endereçadas durante o Refinamento ou na Planning . Nessas horas, a presença do Product Owner é muito importante.


Se o PO está de corpo, alma e coração presente para o time, essas dúvidas podem ser sanadas com muito mais facilidade e rapidez, tornando o trabalho do time de desenvolvimento muito mais fluído e produtivo!


3) Parceria


Na hora de negociar prazos, o Product Owner funciona como um ecanismo de proteção para o time de desenvolvimento.


Você precisa ter uma visão clara da capacidade de entrega do seu time, e saber negociar um prazo que ofereça a eles tempo suficiente pra realizar essa entrega com qualidade.


Aqui, é muito importante que a sua comunicação com o time esteja acontecendo sem ruídos: quanto mais você incluir o time nas necessidades do produto, mais fácil vai ser todo esse processo.


4) Comunicação


Atenção pois esse é um dos principais talentos que o Product Owner precisa ter!


Eu sempre falo pros meus alunos e mentorandos que o PO funciona como uma interface entre os vários players dentro do projeto.


Portanto você é a voz do produto e dos clientes internos e externos dentro do time.


Então, muitas vezes, você vai precisar ser a tecla S.A.P. e traduzir os interesses do negócio em forma de histórias do usuário de forma que o time técnico compreenda o que precisará ser desenvolvido para entregar valor para o usuário, e o inverso também, traduzir as observações, negociações técnicas para que os envolvidos no negócio tenham compreensão.


Por isso, invista tempo para criar uma conexão de empatia com os desenvolvedores, para entender um pouco mais dos termos e as dores mais comuns.


Isso tudo vai te ajudar a ter uma comunicação mais fluída e sem ruídos com eles.


5) Solução


Seja um solucionador e ponto!!!


O papel do Product Owner é ajudar a empresa e o time a fazerem as melhores escolhas, criando soluções e evoluções que vão gerar valor e resultado!


Durante esse processo, você vai ter que enfrentar os mais variados tipos de problemas, e de todos os lados, - do time de desenvolvimento, do time de marketing, da liderança da empresa e etc.


E por você ser justamente o DONO DO PRODUTO nessas interfaces que interage com todas as partes interessadas, vai sobrar pra você a responsabilidade de decidir e solucionar. E, para isso é extremamente importante que no papel de PO, você tenha total domínio e conhecimento do produto que está sobre sua gestão.


E ai, gostou de conhecer as 5 formas de ter um bom relacionamento com seu Time de Desenvolvimento?


Tem alguma outra dica legal?

Compartilhe aqui nos comentários e vamos deixar esse conteúdo ainda mais INCRÍVEL com a SUA colaboração!

47 visualizações

Comments


  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page