Ciclo PDCA: A prática leva à perfeição

Atualizado: 14 de jan.

Infelizmente muitas pessoas ainda acreditam que existe fórmula mágica para as questões da vida, principalmente na área profissional. Mas, a verdade é que não existe. É a prática que leva à perfeição. Ou podemos dizer: É a prática que leva ao sucesso dos projetos. E é isso que vamos ver com o Ciclo PDCA.


O Ciclo PDCA

Antes de colocar qualquer projeto em prática é preciso planejar. O planejamento estratégico é essencial para o crescimento e sucesso. E o Ciclo PDCA é uma das metodologias mais utilizadas para fazer o planejamento estratégico e torná-lo assertivo.


O Ciclo PDCA torna a gestão mais ágil, os processos da empresa mais claros e faz com que os objetivos sejam melhores organizados. Demais, não é mesmo? Então vamos entender um pouco mais sobre esse assunto? Vem comigo!



O que é Ciclo PDCA



Também conhecido como Ciclo de Deming ou Shewart, o Ciclo PDCA é uma metodologia que combina 4 etapas, é de origem americana e trabalha técnicas de gestão. O objetivo principal deste método é a melhoria contínua de processos.


A combinação das quatro etapas do Ciclo PDCA dá origem ao nome do ciclo que é planejar (plan), fazer (do), verificar (check) e agir (act).

  • Plan (Planejar);

  • Do (Fazer);

  • Check (Verificar);

  • Act: Agir.


Quando, Onde e Como usar ao Ciclo PDCA


Não importa o tamanho ou a área de atuação de uma empresa, o Ciclo PDCA pode ser utilizado em todos os tipos de negócios. E é exatamente por isso que essa metodologia se tornou tão popular no ambiente administrativo e de gestão das empresas. Você já tinha ouvido falar sobre ela antes desse artigo?


As quatro etapas do Ciclo PDCA

As quatro etapas do Ciclo PDCA ajudam no controle de processos e de atividades internas e externas das empresas e organizações. Lembra que começamos esse artigo falando sobre a perfeição ser alcançada com a prática? Então, isso se aplica perfeitamente no Ciclo PDCA, pois com o tempo e a repetição das etapas do Ciclo PDCA, as informações são padronizadas e os erros são reduzidos, resultando no que podemos chamar de melhoria contínua.


Então, podemos assim, afirmar com toda certeza, que a base do Ciclo PDCA é a repetição. Dito isso, vamos agora compilar as quatro etapas do Ciclo PDCA.



As 4 Etapas do Ciclo PDCA


Antes de falar sobre cada uma das etapas do Ciclo PDCA, é importante ressaltar que o Ciclo PDCA deve seguir a ordem em que suas siglas estão.


Acontece da seguinte maneira:


- Faz-se o planejamento;

- Faz-se o levantamento de dados;

- Faz-se a definição de uma ação para corrigir divergências;

4° - Coloca-se em prática.


Agora vamos às 4 etapas do ciclo:


1. Plan (planejamento)

Nessa primeira etapa é feita a análise dos problemas a serem resolvidos. E para isso é necessário responder perguntas, como, por exemplo:

  • Quais processos estão relacionados ao problema?

  • Com que frequência ocorrem?

  • O que os causa?

  • Quais são as metas e os objetivos desejados?

  • Em quanto tempo devem ser alcançados?

  • Quais são as ferramentas de controle e informações disponíveis?


2. Do (fazer)

Hora da execução! Nessa etapa, é hora de executar tudo o que foi planejado.


3. Check (verificação, checagem)

Nessa terceira etapa serão monitorados e avaliados os resultados obtidos, confrontando-os com o planejado.


4. Act (ação)

Nessa última etapa do Ciclo, serão tomadas as providências necessárias para o sucesso da gestão.


E após falarmos sobre as quatro etapas do Ciclo PDCA terminamos esse artigo.


Porém, quero deixar um lembrete. Mesmo que o resultado saia como planejado, é preciso padronizar o processo de forma que o Ciclo PDCA seja contínuo!


Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário.


Até o próximo artigo!


#canvas #MVP #persona #sprint #uxdesign #userinterface #designthinking #plc #pitch #agile #agilidade #SCRUM #kanban #lean #produtosdigitais #backlog #okr #productdiscovery #productowner #scrummaster #userstory #agilista #leaninception #planningpoker #brunafonsecapro



16 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube