Você que trabalha com metodologias ágeis e ainda tem dúvida sobre granularidade do backlog, fica tranquilo porque essa dúvida não é só sua viu?!
Granularidade é um assunto que eu adoro e acho bem legal de trazer!
No entanto eu ainda vejo as pessoas com muita dificuldade de compreender o assunto.
Por isso quero falar hoje de granularidade, exemplificar a ideia e expor os tópicos que englobam o assunto.
Vem comigo que eu vou te explicar!
Afinal o que é Granularidade do Backlog?
Como o assunto é vasto e bastante complexo, hoje a gente vai entender melhor a granularidade em Idea, Épico, Feature, User Story e Task, o que já é muito conteúdo! Clica aqui para entender a diferença entre eles.
Bem, conceitualmente posso te dizer que a granularidade do backlog é a maior ou a menor extensão na descrição do comportamento esperado do produto em uma especificação funcional.
A confusão sobre granularidade para montar um backlog é normal, mas o começo do seu pensamento deve vir sempre atrelado à pergunta: O que eu pretendo entregar para o meu cliente?
Tudo começa com a idea que deve ser validade se atende as necessidades e desejos do usuário, posterior à validação e em caso positivo, essa ideia deve ser granularizada em pedaços de entrega de valor que juntos contemplem toda a jornada do usuário. A esses pedaços damos o nome de épicos.
Esse conjunto de épicos fazem parte do roadmap e compõe o backlog que serão granularizados mais uma vez em features, em sua tradução literal, funcionalidades, que servem como organizadoras de entrega de valor entre os épicos e as User Stories.
Após as funcionalidades definidas, agora vamos granularizar mais uma vez, dessa vez contando as histórias do usuário.
As histórias do usuário, representam as necessidades e desejos dos usuários finais,e devem fornecer informações suficientes para o negócio e também para o time de desenvolvimento.
Quando tenho essas histórias criadas é hora do Dev Team, granularizar essa história nas tarefas (tasks), que obrigatoriamente devem ser técnicas.
Até aqui, está dando para entender um pouquinho?
Vamos aos exemplos para te ajudar a compreender um pouco mais sobre o assunto.
Exemplo de granularidade do backlog
Vamos fazer um exercício de imaginação e colocar a granularidade do backlog na prática?
Imagine o seguinte, eu tenho um site institucional e desejo começar a vender um produto ou serviço pelo meu site.
Ok, isso é apenas uma ideia, então eu preciso validar essa ideia.
Vou fazer um passo a passo, acompanhe:
Passo 1 – Ideia:
Vender um produto ou serviço pelo site.
Passo 2 – Validação:
Como eu valido uma ideia?
Bem, eu começaria perguntando se os meus usuários comprariam pelo meu site, ou se veem valor no meu produto e também se eles têm o hábito de comprar o que ofereço pelo meio digital.
Passo 3 – Começar a granularizar:
Após validar a ideia, e constatando que ela entrega valor, então é chegada a hora de granularizá-la.
Assim eu crio épicos - a partir da ideia de começar a vender algo no meu site.
Eu poderia ter por exemplo os seguintes épicos:
épico de pagamento
épico de pedido
épico de vitrine
épico de segurança e assim por diante.
Portanto eu posso contar com vários épicos que abrangem essa ideia de começar a vender no meu site.
Passo 4 – Features:
Dentro do épico “pagamento” eu teria algumas features – que representam as funcionalidades do épico.
As features representariam as formas de pagamento no meu site.
Por exemplo:
Pix
Boleto
cartão decrédito.
integração com bancos parceiros
integração com a PagSeguro
Passo 5 – User Stories:
Dentro das features eu teria as user stories, que são histórias dos usuários. As user stories representam o menor pedaço independente que entrega valor.
Na feature PIX, eu poderia ter as seguintes histórias do usuário:
Realizar o pagamento através do QR Code.
Pagar com a chave pix.
Pagar com PIX copia e cola
Todas essas entregas de valor dizem respeito às histórias dos usuários.
Passo 6 – Tasks:
Das histórias do usuário ainda granularizamos as tasks, que nada mais são que as tarefas técnicas. As tarefas técnicas, é o time técnico que identifica, granulariza e as executa.
Seguindo nosso pensamento, na história do usuário de pagamento via pix por QR Code. O que tecnicamente o dev team precisa fazer para que essa ação aconteça?
O time vai precisar por exemplo, integrar o site com um banco para conseguir gerar o QR Code de pagamento, inserir o script de atualizações periódicas, entre outras.
Quando falamos de tarefas técnicas, estamos nos referindo a atividades relacionadas a documentação técnica, integrações, API de serviços, Banco de Dados e etc...
É o time técnico que vai dizer quais são as tarefas técnicas derivadas de uma história do usuário.
Acompanha o resumão aqui comigo:
Ideia: Vender um produto ou serviço pelo site.
Épico: Pagamento
Feature: PIX
User Story: PIX QR CODE
Task: Integrar API do banco XPTO
Viu só como esse tema é superinteressante e quando colocado de maneira prática e didática pode ficar mais simples e compreensível?
Conta para mim o que você achou desse conteúdo!
Espero que tenha gostado e te ajudado no dia a dia.
Até o próximo artigo!
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