top of page

Entenda a diferença entre ÉPIC, FEATURE e User Story

O título deste artigo define exatamente sobre o que vamos falar hoje: as diferenças entre ÉPIC, FEATURE e User Story ou Estória do Usuário .


O meu objetivo é simplificar ao máximo, deixando tudo muito claro ao entendimento, indo direto ao assunto.


Vamos lá?!


Entendendo a diferença entre ÉPIC, FEATURE e USER STORY


USER STORY:


Estória do Usuário é a tradução para o termo em inglês User Story, e nada mais é do que aquilo que o usuário quer. Por exemplo:


“eu, como alguém que está continuamente fora de casa, quero poder lanchar em casa pagando pelo meu lanche com o cartão de crédito para eu poder pagar só quando minha fatura fechar”. Essa é a estória do usuário.


A estória do usuário é sempre o menor pedaço independente que entregue valor.

Caso queira saber mais sobre estórias do usuário, maratone o conteúdo exclusivo do blog:


E agora que você já sabe o que é uma User Story, vamos entender a diferença entre ÉPIC (ÉPICO) e FEATURE (Funcionalidade).


ÉPICO


Se as estórias do usuário são os menores pedaços independentes que entregam valor, o Épico é o agrupamento desses pedaços, formando uma estória completa, maior.


Ou seja, o Épico é a união dos menores pedaços independentes que façam parte de um mesmo contexto, formando a descrição/definição completa de partes maiores do produto a ser entregue.


Vale dizer que enquanto as Estórias do Usuário são priorizadas e detalhadas, o Épico não. Ele está ali mais como um lembrete e um organizador do Backlog.


Muitas vezes, quando não priorizado, o Épico serve como um sinalizador do Backlog, sem nenhuma User Story vinculada, apenas para que fique no radar. Porém, no momento em que alguma Feature (funcionalidade) desse épico for priorizada, será preciso escrever e detalhar as User Stories pertinentes.


FEATURE


Na tradução literal, FEATURE quer dizer funcionalidade. No Scrum não temos FEATURE, ou melhor, não é comum que tenhamos ao falarmos do SCRUM puro. No entanto, vale lembrar que o SCRUM é um Framework, ou seja, ele permite que façamos adaptações para que tenha (se for necessário).


Ainda sobre FEATURE, podemos falar do Azure DevOps: Tudo o que você precisa saber, uma ferramenta de gestão muito utilizada no Scrum e Kanban, que possui essa classificação. Por isso, nesse contexto, é interessante saber o conceito de FEATURE/funcionalidades.


As Features estão intermediando o Épic e a User Story, não são tão grandes e nem são os menores pedaços. Elas também servem de organizadoras para seu Backlog, agrupando User Storys que façam parte de uma mesma entrega.



A diferença entre ÉPIC, FEATURE e User Story, na Prática


Digamos que o produto final a ser entregue seja um e-commerce, para o qual terão que ser desenvolvidas diversas funcionalidades ao longo do processo, mas que não precisam ser desenvolvidas em simultâneo. Vamos ver como isso fica na prática?


Na prática:

O e-commerce é o Produto / Projeto. E se esse e-commerce tiver, por exemplo: Vitrine de Produtos, BLOG, Carrinho e Pagamento, poderemos tratar cada um desses itens como nossos épicos.


Dando um recorte mais prático para o ÉPICO Pagamento, vejamos como funciona:


ÉPICO: PAGAMENTO

FEATURES: Cartão de Crédito, Boleto, PIX, PAG SEGURO, ETC

USER STORY: [Cartão de Crédito] Bandeira VISA - Inserção dos dados do cartão

USER STORY: [Cartão de Crédito] Bandeira VISA – Mensagem de cartão inválido


E assim por diante.


Resumindo:

  • A Estória do Usuário é caracterizada quando temos o menor pedaço independente que entregue valor.

  • A Feature são funcionalidades do produto que servem como organizadoras entre as User Stories e os ÉPICOS.

  • O Épico é o maior pedaço que agrupa features e estórias de um mesmo contexto.

Gostou? Então já salva o artigo nos seus favoritos para consultar depois.


Gostou e quer aprofundar ainda mais no tema? Aproveite o descontão que estou dando na compra do curso completo de SCRUM TRAINING. — Está saindo por menos de R$ 170,00 reais e pode ser dividido em até 6x. Mas, é por tempo limitado, então não deixe para depois.


3.333 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page