Quando falamos de práticas de retrospectiva, estamos falando de uma cerimônia, ou para ficar mais fácil de entender, uma reunião.
Uma cerimônia dividida em 4 partes:
O Check-in: uma etapa destinada à verificação de segurança. Nela acontece a coleta de expectativa do time
O Energizer: que é o momento de conectar as pessoas e tirar o foco delas de outras coisas, gerando engajamento.
O Prato Principal que falaremos agora.
E o Check-out que falaremos no próximo conteúdo.
Prato Principal
O Prato Principal é a parte central dessa cerimônia, cujo objetivo é buscar a melhoria contínua; dentro dele podem acontecer 1 ou mais atividades, desde que permaneça com o foco em reunir dados. Vale lembrar que as dinâmicas do Prato Principal trazem como característica o anonimato, deixando os membros do time livres, para caso queiram se identificar.
Sintetizando: esse é o momento de coletar dados, fazer reconhecimentos e buscar melhorias nos processos.
Geralmente, esse momento contém dinâmicas que levam o time a refletir, reforçando a visão comum e gerando novos insights.
Lembra que no conteúdo anterior, eu disse que 80% do período de reunião deve ser destinado a esta parte? Agora deu para entender porque, não deu?!
E aqui, quero dar ênfase a: FACILITADOR, escolha antecipadamente as atividades a serem desenvolvidas, tendo em mente os participantes e o propósito desejado, pois esse é o momento ideal para ouvir o time.
Dito isso, quero trazer agora algumas sugestões de dinâmicas que podem ser usadas durante o Prato Principal.
Lembrando que se você não leu os outros dois artigos da série, no final deste conteúdo, vou deixar o link de ambos para você não perder nada.
Sugestões de Dinâmicas para o Prato Principal
1. Âncoras e Motores
Nessa dinâmica, desenhe uma lancha em um papel de flip chart, dê a ela um motor forte e uma âncora pesada.
Feito isso, os membros da equipe devem escrever silenciosamente, em notas que impulsionam a equipe para frente, e o que a mantém no lugar (uma ideia por nota).
Após isso, poste o post-it do motor e âncora respectivamente, leia cada um deles e discuta como você pode aumentar 'motores' e cortar as âncoras.
2. Casamento Anglo-Americano
(A terminologia é baseada em um costume de casamento anglo-americano.)
Nessa dinâmica será necessário criar uma matriz com quatro colunas, onde a equipe anota as observações que se enquadram em cada uma das seguintes categorias:
Alguma coisa velha: Feedback positivo ou crítica construtiva sobre uma prática estabelecida.
Algo novo: Feedback positivo ou críticas construtivas sobre experimentos em andamento, ou seja, algo que o time começou a fazer recentemente.
Algo emprestado: Uma sugestão para algo que a equipe poderia tentar.
Algo azul: Qualquer bloqueador ou outra fonte de decepção.
Feito isso, coloque as observações nas colunas apropriadas e discuta.
3. Que BOM! Que TAL? Que Pena!
Trace três colunas e explique-as aos participantes:
Que BOM! o que fazemos que agrada, que está bom, e atinge os objetivos propostos.
Que TAL? o que precisa melhorar e o que fazer para melhorar (sugestão, ideia, ou hipótese).
Que PENA! o que não está sendo feito, o que é feito e não está bom, e/ou o que precisa ser retirado ou modificado.
Para finalizar, peça aos participantes que escrevam seus comentários em post-its e os coloque em uma das três colunas.
4. Montanha Russa
Desenhe uma montanha-russa em um flipchart e peça para o time escrever em post-its, pontos que motivaram o time na sprint e pontos que causaram excesso de adrenalina.
Peça também para que distribuam os post-its no desenho da montanha russa, nos locais que eles entenderem que faz sentido para o tema levantado no post-it.
5. Cartão Postal
Nessa dinâmica peça para cada integrante do time enviar um cartão postal para alguém que já fez parte do time e não faz mais, alguém que esteja de férias ou até mesmo para alguém do futuro.
Cada um deve desenhar o seu cartão postal com imagem, selo e a área de texto. Na área de textos eles devem escrever como foi a última sprint, pontuando os pontos positivos mais marcantes, o que considera que não deu certo e aquilo que não foi tão bom.
Bom, essas são as 5 dinâmicas que considero mais interessantes para esse momento, mas existem outras e vale a pena explorar todas. Claro que não na mesma cerimônia. Por favor!
Continuando com a estrutura do Prato Principal, temos ainda a parte da filtragem e os próximos passos.
Vejamos:
Filtragem
O Prato Principal irá gerar muita informação e todas vão ser reunidas de uma vez só. E não dá para resolver tudo! Por isso, é preciso criar uma forma, junto com o time, para escolher as prioridades.
Ou seja:
O que é mais importante;
O que está se repetindo
Quais pontos causam mais impacto
Quais são mais simples de se resolver
Esses conceitos vão te ajudar a entender por onde começar a trabalhar as melhorias.
Os próximos passos
Os próximos passos são:
Priorizar os principais pontos de melhoria com o time.
Discutir os pontos.
Entender quais são as ações a serem realizadas para resolvê-los.
Detalhe importantíssimo: o time deve colaborar na construção das ações e concordar com o que for decidido.
Entendido? Sim? Que bom!
Então, já podemos parar por hoje e retomar na próxima semana para finalizarmos a nossa série sobre práticas de retrospectiva, abordando e esclarecendo a etapa de check-out.
Até semana que vem!
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