O check-out, como o próprio nome já diz, é o momento de fazer a finalização. Ou seja, é a hora de sair da reunião. É muito parecido com a prática do Check-In.
A diferença é que enquanto na chegada o facilitador entende qual o sentimento e o objetivo que o time está chegando, na saída o facilitador entende o sentimento com que o grupo está saindo da reunião, o objetivo é descobrir se o time comprou a ideia ou não.
O Check-out
Para ficar ainda mais fácil de compreender, bora sintetizar: o check-out pode ser entendido como um feedback da revisão realizada e dos próximos passos para melhorias na próxima iteração, ou seja para a próxima Sprint.
A lógica é a seguinte: se é válido entender o sentimento das pessoas na chegada, também é válido e necessário entender o sentimento na saída.
Cá para nós, existe, sim, a possibilidade de mudança de sentimento, tanto negativa, quanto positivamente, portanto a chegada e saída são bons termômetros.
Os pontos que podem ser observados no check-out são:
O time comprou a ideia da retrospectiva?
Aconteceu a coleta de feedbacks?
O time conseguiu evoluir para o sucesso dos processos?
Houve de fato o planejamento de ações?
E o que é fundamental nessa prática? É fundamental atingir o objetivo de ter um grupo que está saindo melhor do que quando entrou. O que não quer dizer que sempre será assim, e precisamos entender isso;
Práticas de check-out
Esse é o último artigo da nossa série sobre as práticas de retrospectiva, e como nos conteúdos anteriores (que recomendo a leitura), trouxe algumas ideias de práticas de check-out aqui.
Vejamos as 3 práticas de check-out que separei:
1 - Foto Engraçada
Essa primeira prática tem uma lógica muito bacana e que eu, particularmente, curto muito, porque ela tem o objetivo de gerar uma lembrança do time para o futuro. E muitas vezes, uma foto nos lembra de um grande momento, e é prazeroso guardar essa memória.
E para ficar melhor ainda, pode-se deixar a foto divertida/engraçada!
2 - O EMOJI
Essa é uma atividade de check-out usada para verificar os sentimentos de todos, antes de finalizar uma retrospectiva.
Afinal, a saída, é um ótimo momento para as pessoas compartilharem seus sentimentos, especialmente quando estão muito entusiasmadas.
Ps. também gosto muito dessa!
3 - Previsão do tempo
Essa prática é muito usada no check-in do time, mas também é válida na saída. E em alguns casos, penso que é válido a repetição da mesma prática utilizada no início e no final, assim é possível ter uma comparação mais precisa, inclusive.
A previsão do tempo funciona assim: desenhe quatro figuras: tempestade, chuva, nuvens e sol. Ou, se você não estiver artisticamente inclinado e preferir, escreva as quatro palavras.
Peça a cada membro da equipe para indicar como está se sentindo sobre a retrospectiva que acabou de terminar e depois compare com o resultado do registro de entrada. Simples, mais eficiente.
Aliás, simplicidade e eficiência foram os conceitos que usei para desenvolver a nossa série sobre prática de retrospectiva. Eu quis fazer algo mais leve e enxuto para ser fácil de entender e mais ainda de praticar, afinal, estamos falando sobre práticas. Espero que tenha funcionado!
Deixarei, na sequência, o link direto para os outros 4 conteúdos da série, e também o link das minhas redes sociais, pois nelas, se tiver gostado desse conteúdo, você será avisado de novos conteúdos tão bons quanto.
Leia e Siga!
Obrigada por me acompanhar e até o próximo conteúdo!
Comments