Priorização de Backlog: Tudo que você precisa saber

Atualizado: 14 de jan.

Esse é o primeiro artigo de uma série de 4 artigos sobre Priorização. Neste primeiro artigo vamos falar de uma forma mais geral sobre Priorização de Backlog. Nos próximos 3 falaremos sobre algumas técnicas para priorizá-lo:


2. Priorização MOSCOW

3. Priorização GUT

4. Priorização Importância X Valor


Agora vamos começar a entender o que é o Backlog e por que priorizá-lo.



A Priorização do Backlog


Como já falamos aqui no blog, o Backlog do produto é uma lista de todas as estórias do usuário relacionadas a ele, de forma que, uma vez que são definidas as prioritárias pelo PO, e levadas para a Sprint Planning, o Time deve seguir e concluir o que elas determinam, dentro do prazo definido.


Através de uma grande lista de estórias do usuário, o Backlog pode se tornar um problema com facilidade, já que a lista pode se desordenar durante o desenvolvimento, o que dificulta a revisão e a organização. E esse risco de desordenação é o que torna tão importante a Priorização.


A Priorização é a grande responsável pelo Backlog não se tornar uma lista infinita de pensamentos aleatórios. E a PRIORIZAÇÃO DO BACKLOG precisa acontecer para favorecer, estrategicamente, o desenvolvimento do Time e a entrega de valor do produto. O fato é: o Backlog precisa ser estruturado estrategicamente e é a priorização que faz isso.


Quem Faz a Priorização do Backlog


Para definir a Priorização é preciso selecionar o MVP- Produto Viável Mínimo. Para isso selecione o menor número e mais conciso de funcionalidades que possam tornar o primeiro Release útil para o usuário.


Obs: No próximo artigo vamos abordar modos de Priorização de uma forma mais completa e exclusiva.


Ainda sobre a Priorização do Backlog, é válido dizer que ela pode ser realizada por meio do gerenciamento de projetos ágeis.


É o Product Owner o responsável pela priorização das estórias do usuário que compõe o backlog.

Para finalizar o tema, vale dizer que no caso da Priorização das estórias do usuário, elas também podem ser feitas nas ferramentas de gestão ágil para SCRUM, como Trello, Jira, Azure, Kanbanize ou qualquer outra ferramenta. De forma que, quanto mais tempo a tarefa permanecer no topo da lista, mais prioritária ela será.


Bom, chegamos ao fim, e como esse é o primeiro da nossa série, te espero no próximo.


Ah, antes de dar Tchau, quero te convidar a ler a nossa série de artigos sobre estória do usuário aqui no blog.


Até lá!


#canvas #MVP #persona #sprint #uxdesign #userinterface #designthinking #plc #pitch #agile #agilidade #SCRUM #kanban #lean #produtosdigitais #backlog #okr #productdiscovery #productowner #scrummaster #userstory #agilista #leaninception #planningpoker #brunafonsecapro

153 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube