top of page

Quando Fazer uma POC?

Hoje, quero compartilhar com vocês a importância e o momento certo para realizar uma Prova de Conceito (POC), ou como sempre brinco, POC = Produzir, Ouvir e Consientizar, e tenho certeza que ao final do texto você vai entender o por quê.


Como profissional da área de tecnologia, tenho percebido que uma POC bem executada pode ser o divisor de águas para o sucesso de um projeto.


Vamos explorar juntos como e quando fazer isso?


O que é uma POC?


POC é a sigla para "Prova de Conceito", um termo amplamente utilizado em diversos setores, especialmente em tecnologia e desenvolvimento.





Mas calma...


Antes de avançarmos sobre quando realizar um POC e outros assuntos que trago nesse texto, eu tenho uma preocupação latente.


Vejo constantemente em minhas aulas e mentorias uma confusão sobre a diferença entre MVP e POC. Então vamos para um breve entendimento da diferença entre um conceito e outro:


  • MVP (Produto Mínimo Viável) é uma versão simplificada de um produto, projetada para ser lançada ao mercado e testar a viabilidade comercial com o mínimo de recursos. para saber mais sobre MVP, sugiro a leitura desse conteúdo aqui do Blog: MVP-Mínimo Produto Viável

  • POC (Prova de Conceito) é um pequeno projeto ou experimento interno para testar a viabilidade técnica de uma ideia específica.


Muito bem, entendido isso, vamos adiante...


Quando realizar uma POC?


Primeiro passo é identificar as necessidade:


  1. Exploração de Novas Tecnologias: Quando se depara com uma nova tecnologia ou ferramenta e deseja entender seu potencial e limitações.

  2. Validação de Soluções Inovadoras: Antes de implementar uma solução inovadora em larga escala, é crucial testá-la em menor escala.

  3. Redução de Riscos: Para mitigar riscos, especialmente em projetos complexos ou de alto custo.

  4. Conquistar Stakeholders: Quando precisa demonstrar a viabilidade de um projeto para stakeholders ou investidores.

Veja alguns exemplos práticos de situações em que uma POC caberia muito bem:


  • Implementação de IA: Testar um modelo de Inteligência Artificial em um conjunto de dados limitado antes de escalar para toda a empresa.

  • Adoção de Cloud Computing: Experimentar a migração de um pequeno sistema para a nuvem antes de migrar toda a infraestrutura.


Como fazer uma POC de Sucesso?


Planejamento Estratégico

  1. Defina objetivos claros: Estabeleça o que você deseja alcançar com a POC.

  2. Escolha o escopo cuidadosamente: Selecione uma pequena parte do projeto que seja representativa do todo.

  3. Estipule um cronograma: Defina um prazo realista para a realização da POC.


Ferramentas e Recursos

  • Ambientes de Desenvolvimento: Utilize ferramentas como Docker para criar ambientes isolados e replicáveis.

  • Softwares de gerenciamento de projeto: Ferramentas como Jira ou Trello podem ajudar a organizar as tarefas e o progresso da POC.

  • Recursos de análise de dados: Para projetos que envolvem análise de dados, ferramentas como Tableau ou Power BI podem ser úteis.


Testes e Validação

  • Coleta de Feedback: Obtenha feedback dos usuários e stakeholders.

  • Análise de Resultados: Avalie se os resultados atendem aos objetivos definidos.


Desafios comuns


Os três principais vilões de uma POC, são achar que POC é o projeto inteiro, antes mesmo da implementação haver uma alta expectiva sobre os resultados e não viabilizar recursos (financeiros, tecnológicos e humanos) para que a POC seja realizada. Abaixo separei algumas dicas de como driblá-los.

  1. Escopo Demasiado Amplo: Explique o que é uma POC e delimite exatamente o que será testado e o recorte de usuários que participarão do Piloto testando a POC.

  2. Expectativas Irrealistas: Alinhe as expectativas com stakeholders, explicando claramente as respostas que buscamos e deixe claro que é muito melhor descobrir que NÃO funciona com uma POC do que depois de replicar no projeto inteiro, por exemplo.

  3. Falta de Recursos: Planeje com antecedência para garantir os recursos necessários, Uma POC também dá trabalho, e muto, e não pode ser tratada como um puxadinho do seu projeto. Reserve profissionais, tecnologia necessaria, tempo e verba para a realização de uma POC.

Utilize a POC como uma ferramenta estratégica


Recentemente um produto "INCRÍVEL", porém não testato bateu na porta do cliente que atendo, propondo um negócio da CHINA. Seria fácil assinra um cheque e pronto, negócio feito!


Mas existem algumas perguntas de milhões?


  • Esse produto é tecnicamente viável de integração?

  • Esse produto atende necessidades ou desejos dos nossos usuários?

  • Esse produto acelera o produto atual?

  • Nossos usuários vão utilizar?

Em resumo, uma POC desse produto, por exemplo: 3 funcionalidades principais, integradas white label para 20% da base de usuários ativos, poderia responder essas perguntas.


E o cheque só seria assinado e o negócio firmado após termos uma validação positiva para as perguntas acima. Veja alguns exemplos:


  • Esse produto é tecnicamente viável de integração?

  • Esse produto atende necessidades ou desejos dos nossos usuários? Com base em entrevistas em profundidade e coleta de feedback, entendemos que as funcionalidades atendendem as necessidades dos nossos usuários.

  • Esse produto acelera o produto atual? Por se tratar de uma aquisição de um produto já desenvolvido, e que possui funcionalidades que dão FIT com o produto e usuário, temos uma margem de aceleração anual de 60% em desenvolvimento.

  • Nossos usuários vão utilizar? De acordo com DADOS coletados durante 90 dias do piloto da POC com 20% da base de usuários ativos, tivemos um resultado de 93% de utilização, considerando instações efetivadas e uso diário em dias úteis. Aumentando em 33% o uso no produto.


Da mesma forma que as repostas poderiam inviabilizar o fechamento desse negócio, rasganto o cheque e poupando alguns milhares de Reais. Veja os exemplos:


  • Esse produto é tecnicamente viável de integração?

  • Esse produto atende necessidades ou desejos dos nossos usuários? Após a coleta de feedbacks, entendemos que as funcionalidades atendendem em parte as necessidades dos nossos usuários, sendo necessário ainda algumas ações realizadas em outros softwares,

  • Esse produto acelera o produto atual? Mesmo se tratando de uma aquisição de um produto já desenvolvido, nem todas as funcionalidades dão FIT com o produto e usuário, desta forma temos uma margem de aceleração anual de 20% em desenvolvimento.

  • Nossos usuários vão utilizar? De acordo com DADOS coletados durante 90 dias do piloto da POC com 20% da base de usuários ativos, tivemos um resultado de 12% de utilização, considerando instações efetivadas e uso diário em dias úteis. Diminuindo em 48% o uso no produto.


Percebem que a POC é uma ferramenta extremamente valiosa.


Consegue perceber que uma POC, quando executada juntamente com um piloto teste e com coleta de resultados baseada em fatos e dados, nos permite explorar novas ideias com risco e custo reduzidos, além de fornecer evidências concretas para apoiar decisões de negócios?


Então lembre-se de que a chave para uma POC bem-sucedida é o planejamento cuidadoso, a definição clara de objetivos e a adaptação constante às descobertas feitas ao longo do caminho.


Recapitulando as lições aprendidas:


  1. Entenda quando e por que fazer uma POC: Use-a como uma ferramenta para testar ideias inovadoras e mitigar riscos.

  2. Planeje cuidadosamente: Estabeleça objetivos claros, defina o escopo e o cronograma.

  3. Use as ferramentas certas: Ferramentas de desenvolvimento, gerenciamento de projetos e análise de dados são cruciais.

  4. Teste e Valide: Obtenha feedback e analise os resultados para garantir que os objetivos foram atingidos.

  5. Enfrente os desafios: Esteja preparado para ajustar o escopo, gerenciar expectativas e assegurar recursos adequados.


Ensinamentos Finais (que valem ouro):


  • Documente Tudo: Mantenha um registro detalhado de cada etapa da POC. Isso será útil para referência futura e para comunicar seus resultados.

  • Seja flexível: Esteja aberto para ajustar sua abordagem com base nos resultados que você obtém.

  • Compartilhe os resultados: Comunique suas descobertas a todas as partes interessadas. O sucesso ou o fracasso da POC oferece insights valiosos.


Realizar uma POC sigifica direcionar os seus projetos para o sucesso. Espero que minhas experiências e ensinamentos ajudem você em suas próximas jornadas de inovação.


Boa sorte!

8 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page