top of page

SCRUM: a agilidade fora de TI

Você já deve saber que o modelo de gestão ágil pode ser aplicado em qualquer área, e não apenas nas áreas de TI. Aqui mesmo, já trabalhamos esse assunto outras vezes, de forma menos enfática.


Mas, como o número de questionamentos para esse tema ‘SCRUM: a agilidade fora da TI’, é alto, decidi abordar de maneira mais completa.


Vejamos:


O SCRUM e a agilidade fora da TI, será que funciona?


É bem verdade que o Scrum nasceu para área de desenvolvimento de software, mas também é verdade que ele já foi disseminado e testado em outras áreas e além funcionar gerou resultados surpreendentes.


Hoje, no mercado, já é possível encontrar:

  • RH ágil

  • Gestão financeira ágil

  • Marketing ágil

  • Direito ágil

  • entre outras áreas

No caso do marketing ágil, podemos assumir que essa é uma das melhores formas de atuar nesse setor. Já contei aqui sobre dois cases de sucessos, que tenho, treinado e implementando a agilidade em agências de marketing digital, como as agências FOKA e MOKE.


Fora isso, também já implementei o Scrum e a agilidade em empresas, como a COMGÁS, totalmente voltadas para à área de dados, e funcionou perfeitamente bem.


No setor de direito, estou atualmente prestando uma consultoria de empreendedorismo ágil, para a Dra. Ana Paula Maia que trabalha com a implementação de LGPD.


Então, vale a pena vir aqui hoje e reforçar que a Scrum e o Ágil, com suas boas práticas, conceitos, princípios e valores, bem como as cerimônias e os papéis, podem, sim, serem implementados em qualquer área, obtendo resultados eficientes.


O Manifesto Ágil


Bruna, você está desenvolvendo aqui um pensamento próprio? Qual é sua base para dizer tudo isso?


Além dos cases de sucesso que já possuo e que comprovam na prática tudo isso que estou dizendo, o próprio manifesto ágil, com seus 3 pilares e 4 princípios, traz esse universo de possibilidades.


Nem o Scrum e nem o Ágil de modo geral estão enviesados para o TI. A mentalidade das pessoas com relação a eles que estão e, com isso, elas acabam limitando algo que poderia ser usado para praticamente tudo.


Eu, por exemplo, dou vida a esse projeto nas minhas redes sociais por meio do Scrum e do Ágil. Irei me casar agora em dezembro e todo o planejamento está sendo desenvolvido dentro da gestão ágil de projetos. Na empresa em que trabalho o ágil está presente, na gestão das minhas aulas no MBA é aplicado o modelo ágil. Ou seja, o ágil pode (e na minha opinião deve) ser implementado nos planos de vida.


Se você é uma pessoa que procrastina, mas quer mudar isso e gerenciar seus planos para daqui a 1 ou 5 anos, o Scrum e o ÁGIL podem te ajudar a montar o Backlog das suas metas e ações para chegar ao resultado desejado.


Quando o ágil falha


É comum ver pessoas dizendo que tentaram implementar o Scrum, o Ágil, mas que eles falharam. O que isso quer dizer, Bruna?


Bom, gosto de dizer que o Scrum e o outros frameworks ou métodos Ágeis não falham, a falha sempre é humana. As pessoas confundem agilidade com velocidade, mas preciso dizer que estes são conceitos completamente diferentes.


Para que tudo funcione da maneira correta, é preciso seguir o passo a passo de implementação, que, sendo um processo, denotando fases.


Isso é: primeiro é preciso mudar a mentalidade, depois passar pela fase de aculturamento, para só então entender qual será o melhor modo de trabalhar a agilidade e aplicá-lo.


Consegue compreender isso de que o ágil funciona, mas existem etapas? Se você compreender isso, já avançamos!


Então, assim, se você quer fazer essa implementação do Scrum, Kanban ou de outro framework ou método ágil em geral, vem falar comigo. Esse processo não precisa ser sofrido.


Fora isso, acompanhe meus conteúdos e as minhas redes (Instagram e LinkedIn), em 2023 teremos muitas novidades, a começar pela abertura das turmas:

Teremos também cursos gravados, perfeitos para quem não tem tempo de entrar em uma turma dessas.


Mas, por hora, além de me acompanhar nas redes para ser notificado a cada novidade, você pode estudar um pouco sobre quais são as habilidades e as soft skills necessárias nos próximos anos.



243 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page