top of page

Quais são as habilidades e as soft skills necessárias nos próximos anos?

50% de todos os colaboradores precisarão de requalificação até 2025. Você está se preparando?


Esqueçamos um pouco dos assuntos sobre framework e métodos e pensemos em habilidade profissional, ou melhor, nas ‘habilidades profissionais' e a Soft skills necessárias nos próximos anos.


Em junho do ano passado (2021), o World Economic Forum publicou um estudo proveniente do The Job Reset Summit, onde apresentou informações sobre as ‘habilidades do futuro’. Você chegou a ler?


Li todo o texto e confesso que o cenário futuro me deixou muito empolgada, mas, ao mesmo tempo, preocupada. Por isso resolvi usar esse espaço para falar com você sobre isso, porque está relacionado diretamente ao seu futuro profissional.


Pensando em como abordar esse assunto, além de apresentar informações que o estudo traz sobre as habilidades profissionais necessárias, trarei alguns apontamentos de direção, para você que quer se antecipar e começar a se requalificar.


Até porque, o estudo mostrou que 50% de todos os funcionários precisarão de requalificação até 2025. E tanto eu, quanto você podemos estar nessa porcentagem.



Vejamos:


Quais são as habilidades e as soft skills necessárias nos próximos anos?


Conforme aumenta a adoção de tecnologia e o mindset ágil é implementado nos processos e projetos, e isso está acontecendo cada vez mais, novas necessidades vão surgindo. E para ficar bem claro, não estamos falando de necessidades tecnológicas ou específicas de algum área de atuação, estamos falando da habilidade de pessoas , de habilidades profissionais para lidar com esses avanços e novidades.



É o caso, por exemplo, de aprender a desenvolver o pensamento crítico, que está no topo dessa lista de habilidades do futuro, junto da capacidade de ‘resolução de problemas’.


E já fica aqui um alerta: os empregadores acreditam que ambas crescerão em proeminência nos próximos cinco anos. Você já tem essa habilidade?


E as novas habilidades de autogestão que já começaram a surgir este ano, como a aprendizagem ativa, a resiliência, a tolerância ao estresse e a flexibilidade? Você as tem?


Presta atenção nesse próximo título:


50% de todos os colaboradores precisarão de requalificação até 2025


Agora, me diga uma coisa: você se sente preparado para o futuro da sua profissão?


Você sabia que atualmente a profissão de gerenciamento de projetos utilizando das “Metodologias Ágeis” está entre as TOP10 no mundo e as TOP 8 no Brasil?


Esse dado apresentado pelo estudo, me chamou a atenção e me fez pensar em algumas habilidades que precisam ser adquiridas o quanto antes nessas profissões. Me acompanhe, por favor!


Já falamos, mas vale reforçar as duas primeira da lista:

  • Pensamento crítico: capacidade de analisar e avaliar a consistência do raciocínio e inclui a análise ou ponderação racional, cética, imparcial de evidências factuais.

  • Autogestão: trata-se do aumento da autonomia (o "eu") de cada profissional. De modo que o próprio planeje, execute e controle suas tarefas diárias, assumindo mais responsabilidades e entregando mais resultados por conta própria. E inclui aprendizagem ativa, resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade.

E além das habilidades que falamos acima, também são habilidades indispensáveis para o profissional de Gerenciamento de Projetos utilizando Metodologias Ágeis:

  • Liderança colaborativa: torna-se alguém com quem a equipe pode contar. A Liderança Colaborativa é consequência do processo de humanização das empresas e disseminação do Management 3.0. Se você é um líder, dentre tantas outras habilidades, terá que desenvolver a capacidade de estar à disposição dos demais colaboradores. Conseguir quebrar os silos de hierarquia e trabalhar uma liderança horizontal.

  • Comunicação Não-Violenta e assertiva: fundamental em todos os aspectos da vida, mas que na carreira ganha uma importância ainda maior. A comunicação não-violenta permite, por exemplo, ter um relacionamento mais próximo e transparente com os times, ajudando a dar e receber feedbacks construtivos, auxiliando na ascensão profissional.


Conclusão


Atuando dentro do universo ágil, você terá que, independente do projeto, refletir sobre o seu nível de aderência para cada uma destas habilidades e algumas outras que podem surgir com foco na sua área, e também terá que se planejar para desenvolver e executá-las com tempo hábil, para chegar a excelência o quanto antes.


Portanto, dê atenção a esse conteúdo! Faça parte dos profissionais que se adiantam e que saem na frente.


Lembre-se: ao entregar valor no médio prazo adquirindo e estando alinhado às soft Skills listadas nesse artigo, além de assegurar sua empregabilidade, você estará somando muitos pontos na sua carreira e estando alinhado à Gestão 3.0 que iremos abordar nos próximos artigos. Vai perder? Então já me segue e fica de olho.


E, volto a dizer: segundo o estudo, os entrevistados para a pesquisa sobre o Futuro dos Empregos estimam que cerca de 50% de todos os colaboradores precisarão de requalificação até 2025.


Então fique atento, se entenda no mercado, entenda o mercado e comece a desenvolver essas habilidades o quanto antes; e depois de desenvolver essas que listamos, dedique-se a desenvolver outras que sejam específicas para a sua área, pois habilidade nunca é de mais.


E você pode começar a desenvolver habilidades, lendo um pouco mais sobre cada uma.


Leia:


Até!


13 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page