top of page

SCRUM: Vamos falar de Priorização: Importância X Valor?

Atualizado: 14 de jan. de 2022

Chegamos ao quarto e último artigo da nossa série sobre Priorização. E nesse último artigo vamos falar de Priorização: Importância X Valor. Mas, antes, vamos recapitular um pouco sobre outros três tipos de Priorização.

  • Priorização;

  • Priorização GUT;

  • Priorização MoSCoW.


Priorização: Importância X Valor


A Priorização é a grande responsável pelo Backlog não se tornar uma lista infinita de pensamentos aleatórios. E a PRIORIZAÇÃO DO BACKLOG precisa acontecer para favorecer, estrategicamente, o desenvolvimento do Time e a entrega de valor do produto. O fato é: o Backlog precisa ser estruturado estrategicamente e é a Priorização que faz isso.


O Backlog pode se tornar um problema com facilidade, já que a lista pode se desordenar durante o desenvolvimento, o que dificulta a revisão e a organização. E esse risco de desordenação é o que torna tão importante a Priorização.


Para ler mais sobre Priorização, clique aqui.



A Priorização GUT


A Priorização GUT é uma ferramenta que foca no projeto e quer dizer: Gravidade x Urgência x Tendência.


A Matriz GUT é conhecida como matriz de prioridade e pode ser definida como a ferramenta que auxilia na priorização de resolução de problemas. Sendo essa uma ferramenta fundamental para orientar o Time nas tomadas de decisões complexas (vários problemas ao mesmo tempo). Ela é muito fácil de ser utilizada, simples de entender e, inclusive, pode ser utilizada em qualquer tipo de organização e em todas as situações que demandam priorização e/ou organização.


Isso porque ela possibilita a perspectiva de tudo o que está acontecendo no desenvolvimento (o que precisa ser feito (primeiro) e quando fazer). No entanto, é preciso lembrar que seu uso depende das particularidades de cada problema.


Para ler mais sobre essa Priorização, clique aqui.



Priorização MoSCoW


A Priorização MoSCoW é uma técnica que auxilia no desenvolvimento de software e gerenciamentos de projetos.


De forma sintetizada podemos dizer que a Priorização MoSCoW é utilizada para definir a prioridade e também a importância das tarefas que compõem o projeto. Essa técnica de Priorização foi criada nos anos 90 para auxiliar no método DSDM - Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas Dinâmicos. Por isso, se quisermos dizer que essa técnica tem origem no framework ou em apoio ao ágil, está correto.


A utilização da Priorização MoSCoW permite que todos os membros do Time estejam em concordância com relação a ordem de importância. E faz com que a entrega do produto atenda as expectativas. Ela também faz com que todo o trabalho seja realizado dentro do Time Box (tempo pré-definido para serem realizadas as atividades do projeto).


Para ler mais sobre essa Priorização, clique aqui.


Agora que já revisamos o conteúdo, vamos ao tema de hoje.


Priorização: Importância X Valor


A fórmula é: Valor + Importância = Ordem de prioridade.


Assim como as demais priorização, a Priorização: Importância X Valor, também é muito simples de ser feita. Nessa Priorização as entregas são pontuadas com relação ao seu valor e sua importância. Ou seja, essa Priorização acontece com base em 2 critérios:


  • Valor que recebe Pontuação de 1 a 3;

  • Importância que recebe Pontuação de 1 a 5.

A forma de pontuação de cada um desses critérios é feita com base na votação. De forma que a escala de valor (de 1 a 3) sendo menor que a de importância (1 a 5), vai pontuar a estória com no máximo 3 pontos e a escala de importância vai pontuar com o máximo de 5.


Funciona assim: As Users Stories que compõem a Backlog recebem pontuações de 1 a 5 com base no quanto de importância ela tem. E de 1 a 3 com base no quanto de valor ela entrega. Lembrando que essa pontuação é feita com relação ao usuário final.


Então pega-se a estória com nota de 1 a 5 em importância e soma-se com o valor de entrega que recebeu nota de 1 a 3. E a estória com a maior pontuação é a prioridade e fica no começo da lista.


Como o máximo de pontuação alcançado por uma estória é 8, o número 8 ou o número mais próximo dele fica no topo da lista de priorização (8,7,6,5,4,3,2,1). Essa priorização segue a ordem decrescente.


E aí, deu para entender?



1.038 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page