Hoje o artigo é um pouco diferente. Ao invés de abordar e discorrer sobre um assunto específico, quero trazer aqui 4 dicas de livros para você que se interessa pelo universo da agilidade.
O primeiro livro que quero compartilhar é um dos livros que eu mais gostei sobre o Scrum.
1. ‘Scrum: A arte de fazer o dobro de trabalho na metade do tempo’
Esse é um livro escrito por Jeff Sutherland e, de acordo com o Google Book, tem 90% de aprovação.
Jeff Sutherland é CEO da Scrum, também é consultor sênior da OpenView Venture Partners, oferecendo coaching para empresas de investimento de capital de risco. Cocriador do Scrum, Jeff é o maior especialista desse framework.
Falando sobre o livro, esse é um livro instigante que trata dos processos de liderança e gestão. Considero que a linguagem deste livro é de fácil entendimento, embora seja um livro mais técnico na área de desenvolvimento de softwares e gerenciamento de projetos complexos.
Resumindo, o livro traz uma ótima visão do Framework SCRUM e eu super recomendo.
Dica extra de leitura:
Se você se interessou por esse livro, leia também o artigo que publiquei aqui no site sobre o tema.
2. ‘Sprint. O Método Usado no Google Para Testar e Aplicar Novas Ideias em Apenas Cinco Dias’
Escrito por 3 autores, Jake Knapp, John Zeratsky e Braden Kowitz que são designers e integram o time de associados do Google Ventures, esses três são o braço da companhia para investimento em novos negócios.
Este é um livro que fala sobre a capacidade que a Sprint tem de dar forma a uma ideia, e não só isso, fala como a Sprint pode ser usada para a inovação e também para auxiliar no começo de um projeto. E indo para além disso, os autores falam sobre como montar uma boa equipe.
Considero que esse seja um livro que entrega o que promete, também por ter uma leitura fluida e leve.
Dica extra de leitura:
Se você se interessou por esse livro, leia também o artigo que publiquei aqui no site relacionado ao tema que aborda MVP.
Artigo: MVP: Mínimo Produto Viável
3. ‘Gestão ágil de projetos: As melhores soluções para suas necessidades’
Se você acompanha o meu conteúdo, você certamente já me viu dizer que ser ágil é ter a habilidade de entregar valor para os clientes, em um ambiente complexo. E é exatamente isso que esse livro reforça. E de maneira completa, os autores Robson Camargo & Thomaz Ribas ampliam o assunto dizendo que ser ágil não é sinônimo de velocidade.
Brilhantemente o livro aborda a importância de dar mais valor à capacidade de adaptação a mudanças do que a elaboração de um plano perfeito; o que é um desafio para as organizações.
Para entender melhor o que Robson Camargo & Thomaz Ribas querem dizer, aceite a minha dica extra de leitura, e leia o artigo que publiquei aqui sobre os valores de um líder ágil.
4. ‘Sprint a Sprint: Erros e acertos na transformação cultural de um time ágil’
Esse livro tem a proposta de mudar a sua visão sobre como trabalhar dentro de um time ágil. Depois de fazer a leitura deste livro, ouso dizer, que muito provavelmente, você irá considerar que ele cumprirá com o que propõe.
Na minha opinião, o livro escrito por Mary Provinciatto e Paulo Caroli tem duas partes: A primeira faz uma apresentação inicial dos principais conceitos relacionados às metodologias ágeis, e não tem um público específico atendendo os profissionais das mais diversas áreas. E a segunda parte, os autores propõem um exercício brilhante, dando ao leitor uma compreensão do dia a dia de uma equipe de desenvolvimento.
E se esse livro te interessou, tenho uma dica extra de leitura, leia: Como formar um time ágil.
E se me permite dar mais uma dica: leia as nossas séries sobre o universo ágil, bem aqui.
Espero que tenham gostado do artigo. E até o próximo!
Commentaires