top of page

Saiba Tudo sobre a Daily

Atualizado: 13 de jan. de 2022

Em todos os projetos que rodam o framework Scrum, , é fundamental que haja um acompanhamento constante das atividades realizadas e, é onde se dá a necessidade de conhecer tudo sobre a Daily. E é isso que vamos fazer agora.


Tudo sobre a Daily

A Daily ou Daily Meeting, ou ainda Daily Scrum como é conhecida, é fundamental para o modelo de gestão ágil, a partir do framework Scrum. Dito isso, precisamos falar sobre o que é a Daily Scrum, certo? Então vamos lá.



Tudo sobre a Daily Daily Scrum

Quando falamos de Daily, ainda estamos falando de cerimônias (já falamos um pouco dessa cerimônia no texto sobre Time Box, se você não leu, vai lá ler que está completinho).


Ao Falar de tudo sobre a Daily, precisamos citar uma característica marcante da Daily, que é ser uma reunião rápida, com o Time Box (duração) máxima de 15 minutos, idealmente pela manhã. É uma reunião diária, que acontece com todos os participantes em pé, para que não ultrapasse o Time Box estipulado. Isso porque o tempo ultrapassado em qualquer reunião, atrapalha no desenvolvimento dos outros processos.


Lembrando: com sempre há a necessidade da participação de membros de outras regiões do país , muitas vezes membros até de fora do país, e, considerando o momento de isolamento social causado pela pandemia, todas as cerimônias Scrum podem, e estão sendo conduzidas remotamente, elas acontecem via call e nessas chamadas a característica de ser uma cerimônia que acontece de pé, mudou. Porém, o respeito pelo TIME BOX deve continuar.


Atenção! A Daily tem o objetivo de repassar as atividades do dia anterior e planejar a tarefa que será feita no dia que está se iniciando e já planejar a próxima tarefa a ser executada .


Dica da Prô Bruna: Faça a reunião sempre no mesmo horário, pois dessa forma o Time Scrum irá se acostumar, e a Daily se tornará um processo natural.


Quem participa da Daily?


Uma característica dessa reunião, e porque não dizer, curiosidade, é que o Product Owner pode participar dela, porém só como ouvinte, já o Scrum Master tem a função de ser um facilitador e conduzir a cerimônia, garantindo que seu objetivo seja cumprido assim como o Time Box.


Vale dizer que essa reunião não é um status report, por isso não há cobrança. E isso já é de se imaginar, já que em um Time Scrum não existe um chefe. Vocês lembram desse detalhe que já abordei em outros artigos, pessoal? Pois é.


Tudo sobre a Daily: O essencial

É essencial que durante a Daily sejam respondidas, de forma geral, 3 perguntas:

  • O que foi feito desde a última Daily?

  • O que precisa ser feito hoje?

  • O que impede, ou, o que está impedindo que o trabalho seja realizado?

Vale ressaltar, que no Scrum Guide, 2020, esse formato ficou mais livre, desde que cumpra-se o objetivo de evidenciar as atividades entregues, as que serão executadas e se há algum impeditivo para a execução das tarefas programadas.


Depois dessas colocações, a equipe se organiza para encontrar meios de solucionar os impedimentos relatados (caso haja), é nessa parte onde o Scrum Master pode ajudar ao Time Scrum.


A participação do Scrum Master se dá porque é parte das suas funções solucionar problemas como os impedimentos que surgem ao longo do projeto, atrapalhando o desenvolvimento.


A Daily facilita a compreensão de 'quais atividades' cada integrante do time está realizando, e ajuda a perceber em quê cada integrante precisa de ajuda (quando precisa, porque não é sempre que há impedimento). A Daily entre todos essas funções que já falamos, tem também o papel de fortalecer a unidade dos membros da equipe.


Chegamos ao final do artigo tudo sobre a Daily. Mas antes de me despedir quero deixar para vocês a recomendação dos artigos Filme SOUL e 5 lições para Gestão Ágil de Projetos’, ‘Framework Scrum: Tudo o que você precisa saber e ‘Como formar um time Ágil, e você pode ler todos aqui no site mesmo.


198 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page