Para conhecer o Framework Heart é preciso olhar com carinho para a experiência do usuário e levar ela em consideração tanto quanto consideramos as demais métricas e resultados.
O Framework HEART é um acrônimo que representa através de cada letra 5 métricas de UX para produtos digitais:
H – Hapiness (felicidade / satisfação)
E – Engagement (engajamento)
A – Adoption (adoção)
R – Retencion (retenção)
T – Task success (sucesso nas tarefas)
Aqui todas as letras se juntam para se conectar com qualidade ao usuário e contribuir para que os times produteiros trabalhem mais alinhados em um mesmo objetivo, melhorando seus produtos em harmonia com as expectativas do UX.
Demais né?
Então vamos conhecer o Framework Heart?
O que é Framework Heart
Criado pelo Google, o conceito foi desenvolvido com base em pesquisas após a empresa perceber que não estava levando em conta a experiência dos seus usuários.
Oferecendo uma estrutura simples e intuitiva, o Framework Heart consegue contribuir para a criação de produtos mais bem elaborados e que podem funcionar melhor para os usuários.
Eu sempre gosto de enfatizar o tanto que a experiência do usuário deve ser colocada como uma etapa fundamental em todas as etapas do produto – desde a ideação, nas fase de testes, até o lançamento.
E é através desse modelo simples de ferramenta que os times desenvolvedores de produtos digitais poderão ter mais controle sobre seus projetos e confiança na melhoria constante.
Conheça agora os benefícios do Framework Heart
Apresentado em formato de tabela, onde nas linhas horizontais estarão as letras e nas verticais as metas, os benefícios do Framework Heart são fáceis e rápidos de se identificar.
Usar o Framework Heart na sua equipe de produtos pode trazer inúmeros benefícios, tais como:
Identificar melhor os objetivos;
avaliar a performance do produto;
melhorar a satisfação do cliente;
aumentar a taxa de retenção;
diminuir os índices de cancelamento.
Esse modelo de trabalho proporciona ainda a organização de estratégias que te levarão a alcançar suas metas de UX com mais rapidez e eficiência.
Viu só como os benefícios do Framework Heart são múltiplos e fáceis de se alcançar?
Veja agora como funciona o Framework Heart
Cada uma das letras que compõem o modelo são tópicos importantes de se compreender para saber direitinho como funciona o Framework Heart.
Então vem comigo que agora vamos passar por todos os tópicos do HEART:
Hapiness – a menção à felicidade vai envolver as métricas relacionadas ao grau de satisfação do seu cliente com o seu produto.
Você pode medir esse grau através das mais variadas pesquisas afim de chegar mais perto da experiência do usuário.
Engagement – Compreender o engajamento é tentar entender qual é o grau de envolvimento que um cliente tem com o seu produto ou como ele interage com as soluções oferecidas.
Frequência de uso, tempo e navegabilidade são métricas que podem ser observadas como níveis de envolvimento do cliente com um produto.
Adoption – Este tópico fala do número de novos usuários que um produto conquista e também quantos deles estão adotando uma nova funcionalidade e com qual frequência.
Retencion – Com qual recorrência um cliente utiliza o seu produto? No tópico retenção é importante conhecer a periodicidade que um usuário utiliza o produto, quantos novos usuários são conquistados e também qual tempo permanecem dentro da sua plataforma.
Task success – O sucesso nas tarefas tem como objetivo a capacidade de avaliação da usabilidade do produto, se ele é prático, claro e responde às expectativas do usuário. Neste ponto os feedbacks dos seus clientes valem muito!
O que eu quero que você tenha super claro em mente é que nos times de desenvolvimento de produtos, não basta criar, tem que medir!
E para melhorar cada vez mais a experiência do seu usuário e manter um produto sempre eficiente e em evolução com o que há de mais atual, o Framework Heart é a ferramenta ideal!
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Até mais!
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