top of page

Não basta criar produtos, tem que medir. Vamos conhecer o Framework Heart?

Para conhecer o Framework Heart é preciso olhar com carinho para a experiência do usuário e levar ela em consideração tanto quanto consideramos as demais métricas e resultados.


O Framework HEART é um acrônimo que representa através de cada letra 5 métricas de UX para produtos digitais:


H – Hapiness (felicidade / satisfação)

E – Engagement (engajamento)

A – Adoption (adoção)

R – Retencion (retenção)

T – Task success (sucesso nas tarefas)


Aqui todas as letras se juntam para se conectar com qualidade ao usuário e contribuir para que os times produteiros trabalhem mais alinhados em um mesmo objetivo, melhorando seus produtos em harmonia com as expectativas do UX.


Demais né?

Então vamos conhecer o Framework Heart?


O que é Framework Heart


Criado pelo Google, o conceito foi desenvolvido com base em pesquisas após a empresa perceber que não estava levando em conta a experiência dos seus usuários.


Oferecendo uma estrutura simples e intuitiva, o Framework Heart consegue contribuir para a criação de produtos mais bem elaborados e que podem funcionar melhor para os usuários.


Eu sempre gosto de enfatizar o tanto que a experiência do usuário deve ser colocada como uma etapa fundamental em todas as etapas do produto – desde a ideação, nas fase de testes, até o lançamento.


E é através desse modelo simples de ferramenta que os times desenvolvedores de produtos digitais poderão ter mais controle sobre seus projetos e confiança na melhoria constante.


Conheça agora os benefícios do Framework Heart


Apresentado em formato de tabela, onde nas linhas horizontais estarão as letras e nas verticais as metas, os benefícios do Framework Heart são fáceis e rápidos de se identificar.



Usar o Framework Heart na sua equipe de produtos pode trazer inúmeros benefícios, tais como:

  • Identificar melhor os objetivos;

  • avaliar a performance do produto;

  • melhorar a satisfação do cliente;

  • aumentar a taxa de retenção;

  • diminuir os índices de cancelamento.

Esse modelo de trabalho proporciona ainda a organização de estratégias que te levarão a alcançar suas metas de UX com mais rapidez e eficiência.


Viu só como os benefícios do Framework Heart são múltiplos e fáceis de se alcançar?



Veja agora como funciona o Framework Heart


Cada uma das letras que compõem o modelo são tópicos importantes de se compreender para saber direitinho como funciona o Framework Heart.


Então vem comigo que agora vamos passar por todos os tópicos do HEART:

  • Hapiness – a menção à felicidade vai envolver as métricas relacionadas ao grau de satisfação do seu cliente com o seu produto.

Você pode medir esse grau através das mais variadas pesquisas afim de chegar mais perto da experiência do usuário.

  • Engagement – Compreender o engajamento é tentar entender qual é o grau de envolvimento que um cliente tem com o seu produto ou como ele interage com as soluções oferecidas.

Frequência de uso, tempo e navegabilidade são métricas que podem ser observadas como níveis de envolvimento do cliente com um produto.

  • Adoption – Este tópico fala do número de novos usuários que um produto conquista e também quantos deles estão adotando uma nova funcionalidade e com qual frequência.

  • Retencion – Com qual recorrência um cliente utiliza o seu produto? No tópico retenção é importante conhecer a periodicidade que um usuário utiliza o produto, quantos novos usuários são conquistados e também qual tempo permanecem dentro da sua plataforma.

  • Task success – O sucesso nas tarefas tem como objetivo a capacidade de avaliação da usabilidade do produto, se ele é prático, claro e responde às expectativas do usuário. Neste ponto os feedbacks dos seus clientes valem muito!

O que eu quero que você tenha super claro em mente é que nos times de desenvolvimento de produtos, não basta criar, tem que medir!


E para melhorar cada vez mais a experiência do seu usuário e manter um produto sempre eficiente e em evolução com o que há de mais atual, o Framework Heart é a ferramenta ideal!


Você quer o Framework Heart?


Disponibilizei aqui o link para você usar com o seu time produteiro: CLIQUE AQUI PARA ACESSAR


Até mais!


80 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page