top of page

Descomplicando a vida do Product Owner: entenda as siglas usadas na agilidade

Você sabe a diferença entre BA, GP, PO, SM e PM? Este conteúdo vai te ajudar a entender as siglas usadas na agilidade, descomplicando a vida do Product Owner e de quem estiver iniciando ou pensando em fazer a transição de carreira.



Muitas coisas vão te deixar de cabelo em pé no contexto da agilidade, principalmente com relação aos erros cometidos, inclusive, por profissionais que se dizem especialistas; coisas como chamar o Scrum de metodologia, fazer Go Horse, aplicar o modelo híbrido (Cascágil) e tantas outras.


Porém, os termos e as siglas usadas na agilidade têm uma capacidade muito maior de queimar seus neurônios e te deixar maluco. Acredite! Aconteceu muito comigo. Mas, como professora, me recuso a deixar que isso continue a acontecer com você e tantos outros profissionais.


Aliás, gosto de pensar que meu papel nessa vida é justamente descomplicar e levar soluções. E particularmente, considero uma missão muito bonita. Então, “fazendo jus” a ela, hoje quero descomplicar algumas siglas deste universo ágil para você.


Tá afim?




O GP e AP fazem parte das siglas usadas na agilidade?


É muito comum, na agilidade, as pessoas se confundirem com as definições e atribuições das siglas GP e AP, CARGOS que vemos nos projetos por aí, mas que NÃO FAZEM PARTE do universo ágil, ou não pelo menos deveriam fazer (rs), pois são atribuições da gestão tradicional de projetos.


Sendo assim, vamos começar a descomplicar por elas, até para você entender as funções atribuídas a elas e a mudança de mindset desses CARGOS para os PAPÉIS na agilidade.


Vejamos:


  • GP - Gerente de Projetos

É a pessoa responsável por combinar os resultados em todas as áreas de conhecimentos, tendo a visão geral como uma atribuição, bem como a responsabilidade do projeto todo.


Trata-se de uma função, na qual o profissional é responsável por planejar, executar, acompanhar o projeto e promover a comunicação com os desenvolvedores, sempre com mais responsabilidade do que o analista de projetos.


  • AP - Analista de Projetos

É uma função que possui atribuições semelhantes às do GP, mas não igual, devendo: elaborar planos de execução, fazer a comunicação, acompanhar o projeto, auxiliar no desenvolvimento e criar indicadores das entregas.


Esse papel também é responsável pelas atividades necessárias para execução e entrega do projeto no prazo.


Outra confusão muito comum quando se trata desses dois papéis é com relação ao mindset de projetos e o mindset de produtos, que é interessante esclarecer.


O mindset de projetos consiste basicamente em entregar o escopo, prazos e orçamento conforme o planejado; enquanto o mindset de produtos está relacionado às métricas de negócio (adoção do produto pelo usuário, receita gerada, economia de custo, etc.).


Falando assim, fica bem mais simples de entender, né?! Então continuemos.




Siglas usadas na agilidade: PO, PM, BA, BO e SM


Outra complicação muito comum quando o assunto é 'siglas usadas na agilidade', é com relação aos papéis PO, PM, BO e BA. E nós vamos descomplicar isso a partir de agora:


É um dos três papéis oficiais do Scrum. Trata-se em sua tradução literal do “Dono do Produto” e sua função é atuar como representante do cliente (interno e externo), gerenciando todas as etapas de desenvolvimento do produto (do discovery até o delivery).


Esse é um papel mais tático operacional, sendo parte da sua função olhar para dentro e analisar as estratégias da empresa para, de acordo com elas, levantar as necessidades de negócio e produto com o cliente e negócios, além de planejar, construir, detalhar e priorizar o Product Backlog.


Cargo responsável por definir o mercado, o público-alvo, a estratégia de market-fit, go-to-market e a proposta de valor de um produto, influenciando ativamente o sucesso da empresa.


Esse profissional tem uma visão 360°. Ou seja, mais ampla. Por isso faz parte da sua atribuição alinhar as estratégias do produto às estratégias do negócio.


Seu trabalho é mais focado nas métricas, embora também precisa interagir e analisar o comportamento dos clientes, estudar concorrentes e estar sempre atento às mudanças e novidades no mercado.


É a sigla para analista de negócios, sendo a pessoa que deve buscar as melhores oportunidades de negócio, analisar as tendências, participar dos discoverys do produto e recriar oportunidades de negócios no produto existente.


Esse profissional deve estar sempre preocupado em encontrar novos caminhos para a empresa, além de se manter em permanente contato o PM e PO, além dos BOs.

  • BO - Business Owner

Trata-se da sigla utilizada para endereçar o dono do negócios, possui um perfil de alta influência, status e também o poder de fazer as definições de negócio.

É a pessoa que define junto ao PM a visão de negócio junto ao produto.

O melhor resumo para essa sigla no universo ágil é: Papel responsável pela gestão de um determinado contexto de negócio, cuja missão é alavancar resultados a partir do desenvolvimento de novas capacidades organizacionais baseadas nas abordagens Ágeis.


É isso!


“Poxa, Bruna, Valeu! Deu para entender muito sobre essas siglas, ficou bem mais fácil. E sem querer abusar, mas já que você tá descomplicando mesmo, descomplica o SM também.”

Claro que sim. Estou aqui para isso. Mas não vou descomplicar só o SM. No guia Scrum de A a Z, eu descomplico mais de 100 termos e siglas usadas na agilidade. Sem contar que nele ainda tem links para conteúdos mais completos e exclusivos sobre esse universo, e tudo por menos de 20 reais. DISPONÍVEL NA AMAZON e gratuito para assinantes do Kindle Unlimited.


Você só vai ficar maluco e perdido se quiser, pois se depender de mim, você terá tudo o que precisa para ser um agilista de sucesso. Comece por conhecer o meu guia do agilista aqui!


Agora sobre o SM:


Esse é o papel responsável por garantir que o Dev Team, se oriente pelos valores e práticas do Scrum.


O Scrum Master protege o time de interferências externas, certificando-se também de que os desenvolvedores se comprometam apenas com as atividades assumidas para a Sprint.


Quer saber mais sobre o papel do SM, clica aqui.


Gostou desse conteúdo? Isso prova que vale a pena conhecer o guia Scrum de A a Z, pois todas essas definições foram retiradas dele. Clique aqui e conheça.


Ah, não deixe de ler os outros conteúdos aqui do blog.


Conheça também meus outros produtos:


327 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page