top of page

Como acabar com os monstros do SCRUM?

Esse é o último conteúdo da nossa série sobre os problemas com a rodagem do Scrum e do ágil. E para esse artigo em especial, quero trazer algumas formas de Exorcizar os fantasmas dos times. Ou seja, quero mostrar como solucionar os problemas no Scrum.


E aí, esse tema te interessa? Pronto para acabar com os monstros do Scrum? Então vamos nessa!



Como solucionar os problemas com SCRUM?


1° problema com SCRUM e como solucionar


O maior problema de todos que acontecem com o Scrum é não saber aplicar e/ou rodar o framework.


Para resolver isso é preciso certificar-se de que se tem todo o conhecimento necessário sobre o assunto; e caso não tenha, será preciso aprender a aplicar e rodar o Scrum corretamente.


Ainda sobre esse assunto é essencial para a solução dos problemas fazer o aculturamento de toda a empresa.




2° problema com SCRUM e como solucionar


Outro grande problema com Scrum que muitos não sabem como solucionar são estórias do usuário muito grandes.


É fundamental diminuir as estórias do usuário, para ter rodagem efetiva e entregas assertivas.


Então, as User Stories, afinal, elas precisam ser os menores pedaços independente e que entregam o maior valor. Lembrando que este é um dos requisitos e critérios principais do Scrum.




3° problema com SCRUM e como solucionar


Ainda falando sobre como solucionar os problemas com Scrum, outro problema muito comum é a comunicação, os maiores problemas na rodagem desse framework acontecem em decorrência da má comunicação ou da falta dela.


Por isso, é preciso que você saiba lidar com pessoas e encontre formas de melhorar a sua comunicação, principalmente na hora de dar feedback.



É só clicar nos links acima para saber como.



4° problema com SCRUM e como solucionar


Não compreender quais são as funções dos papéis é um problema seríssimo. Ter um time que não entende quais são as suas responsabilidades e contar com pessoas que não entendem exatamente quais são suas atribuições é um grande problema e sempre culmina em dor de cabeça.


Então, aprenda quais são as suas atribuições e ajude as demais pessoas a entenderem as delas. Só assim vai dar tudo certo ao final.



5° problema com SCRUM e como solucionar


Não compreender o básico, como, por exemplo, a diferença entre velocidade e agilidade é outro grande problema. Entenda isso de uma vez por todas se quiser mesmo ser um agilista.



6° problema com SCRUM e como solucionar


Não saber lidar com pessoas pode colocar todo o trabalho de transformação ágil a perder. No ágil as pessoas importam mais que os processos. E, aliás, isso é um dos princípios do Scrum.

Portanto, é preciso, urgentemente, aprender a lidar com pessoas. Faça isso agora!


É só clicar em cada um dos links para ter mais sucesso com o Scrum!



7° problema com SCRUM e como solucionar


As gambiarras e improvisos são também grandes problemas e merecem estar nesta lista de soluções.



8° problema com SCRUM e como solucionar


Procurar culpados para o que deu errado é o problema mais comum. Eu sei que esse é um problema comportamental humano e que todo mundo faz isso tanto na vida profissional quanto na vida pessoal.


Mas, no universo ágil não há espaço para isso. Isso precisa acabar!


Então, aproveita que você está interessado nesse assunto e entenda porque você deve parar de procurar culpados. Clique aqui e melhore suas entregas.



9° problema com SCRUM e como solucionar


Falta de inteligência e agilidade emocional é o pior dos problemas, pois este prejudica não só a rodagem do Scrum, mas a vida como um todo. Sem inteligência e agilidade emocional será difícil chegar ao sucesso em qualquer área.



É só clicar!



10° problema com SCRUM e como solucionar


Não conseguir compreender palavras, temas, papéis e funções é um graaaande problema. Como é que podemos colocar em prática e executar de maneira correta aquilo que não compreendemos?


E esse é o tipo de problema que até mesmo os profissionais mais experientes enfrentam. E pensando nisso, criei um glossário virtual que você pode acessar a qualquer momento para entender o que é, para que serve e como aplicar cada termo, sigla, palavras, papéis, funções, entre outros.


Chega de errar por falta de conhecimento, esquecimento ou dúvidas.

Quer solucionar vários problemas com o Scrum de A a Z de uma só vez? Tenha no seu celular acesso ao Scrum de A a Z. Um guia prático para simplificar o universo ágil.


E detalhe: Ninguém vai saber que você consultou. É só tirar o celular do bolso na hora e pronto. Problema resolvido.


Acesse o Scrum de A a Z aqui.


Pessoal, esse é o artigo de encerramento da série especial de conteúdo sobre os problemas no Scrum, e todos esses links vão te ajudar a solucionar alguns dos problemas no seu dia a dia.


Então, a dica mais importante de todas é: salve esse conteúdo na sua aba de favoritos e sempre que pintar um problema no trabalho, corre aqui para entender como solucioná-lo. Garanto que todo esse conteúdo vai te ajudar a crescer muito profissionalmente.


Até o próximo conteúdo!



10 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page