top of page

Personas nas User Storys

Atualizado: 15 de jan. de 2022

Vem cá! Você sabe me dizer por que as personas são relevantes em contextos ágeis? Esse é o tema de hoje, personas nas User Storys.


Personas nas User Storys

Dentro do contexto dos projetos ágeis as “personas” são incríveis ferramentas para um Time. Vejamos porque.



Por definição, e falando de uma forma mais sintetizada, uma persona é uma ferramenta de usabilidade que utiliza pessoas fictícias para representar usuários.

Funciona assim: dentro dos projetos ágeis, a equipe formada pelo Product Owner se utiliza de “personas” para alinhar suas expectativas com o restante do Time funcional.


Só recapitulando:

  • Equipe do Product Owner: formada pelo próprio P.O, além dos especialistas em experiência do usuário e analista de negócios;

  • Time funcional: arquitetos, desenvolvedores, teste.


O Papel das Personas nas User Storys


O método “Personas” é uma técnica (driven-design-personas) iniciada em 1999, com o objetivo de compartilhar com o Time de projeto uma visão comum dos usuários, porém, de uma forma atraente.


O papel das personas no desenvolvimento de projetos ágeis, principalmente as Personas nas User Storys é proporcionar visão compartilhada e realista do produto que está sendo desenvolvido. Depois das personas pré-definidas, elas servem como atores de user story que darão ao produto mais credibilidade e mais envolvimento, aproximando-o da realidade.

As personas são mais utilizadas em projetos centrados no usuário, e elas:

  • Ajudam a definição dos objetivos e desejos dos reais usuários;

  • Orientam as decisões como a interface, a navegação, os recursos e demais elementos do projeto de design.

Recomenda-se o uso de personas em duas situações:

  • Quando não houver nenhuma documentação sobre quem é o usuário do seu produto;

  • Quando se quer especializar a user interface do produto para o público alvo.

No entanto, cabe dizer que se o usuário final de um produto/serviço não for humano, não faz muito sentido usar personas. Assim é preciso detectar corretamente as personas (usuárias) e certificar-se de que elas estão bem relacionadas com o objetivo do projeto, afinal, o sucesso de uma user story é essencial para um bom desenvolvimento de projetos.


As vantagens de usar as Personas nas User Storys

  • Elas podem ser facilmente interligadas com user story em substituição do “ator”;

  • Elas dão mais credibilidade ao produto/serviço e ao desenvolvimento;

  • Elas aproximam ainda mais os produtos/serviços da realidade.

Uma dica que gostaria de deixar aqui é: a melhor maneira de aprender sobre personas e interligá-las com as user story é escrevendo sobre ambas.

Saiba mais sobre as user story e sobre o desenvolvimento de projetos através dos artigos:


50 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page