Hoje nós estamos concluindo a série sobre estimativa de esforço Planning Poker, mais especificamente Planning Poker. Porém, antes de dar sequência, vamos relembrar os outros dois artigos da série:
Vejamos:
O que é Estimativa de esforço Planning Poker?
Para que um projeto seja bem desenvolvido, é preciso fazer estimativas do trabalho e do esforço necessário desde o início da execução até a entrega; e é a isso que nos referimos ao falar sobre estimativa de esforço Planning Poker. Somente após detalhar o máximo possível do projeto, é possível ser assertivo em uma estimativa de esforço.
Vale dizer que quando o projeto não é estimado, o que acontece é um verdadeiro desastre. O Time caminha por lugares inseguros, tudo acontece de forma diferente do que deveria e não acontece no prazo e ritmo necessários para a entrega.
É muito importante nunca tentar estimar todo o projeto ao mesmo tempo. Isso porque, quando se trata de fazer estimativa, a coisa não é tão fácil. E se estimar projetos pequenos não é fácil, fazer a estimativa de um projeto inteiro de uma única vez pode ser um grande erro. A estimativa de esforço deve ser realizada de acordo com a estória do usuário e, se possível, já com suas Tasks quebradas, para que a assertividade possa ser elevada.
P, M, G e GG.: Como estipular o tempo de um Backlog
A partir de agora, começaremos a falar sobre o nosso tema: Estimativa de esforço com foco na classificação por: P, M, G e GG.
Para estipular o esforço de um Backlog é preciso, primeiro, organizar o Backlog. E isto deve ser feito rapidamente. E para isso é preciso reunir todas as requisições externas e internas e colocá-las em ordem cronológica. Tome sempre o cuidado de não deixar de relacionar nenhum requisito na Backlog e, por consequência, deixar algum de fora da estimativa de esforço, uma vez que é na estimativa de esforço que os tamanhos classificatórios P, M, G e GG são determinados.
Agora vamos ao texto de hoje.
Estimativa de esforço Planning Poker
Para saber mais sobre esse assunto e entender a estimativa de esforço de forma mais completa, acesse o meu site aqui, e leia a nossa série.
Como funciona o Planning Poker
O Planning Poker consiste em uma sequência de valores atribuídos a um conjunto de cartas; e essa sequência pode ser definida de diversas formas.
E falando de Planning Poker, podemos dizer com certeza que a escala de sequência de valores mais usada pelo Time Scrum, baseia-se numa parte da sequência de Fibonacci modificada: 0, 1/2, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 20, 40 e 100, além das cartas que contém símbolos: interrogação, infinito e pausa para o café. Importante citar, que no Planning Poker Scrum, descartamos as cartas 0, 1/2 , 40 e 100. É importante que eu diga que cada número dessa sequência é correspondente a uma carta, e cada carta servirá como uma "caixa" para cada item do Product Backlog (entenda o que é Product Backlog, clique aqui).
O Planning Poker é definido em uma reunião de refinamento de da Sprint. Participam dessa reunião o Time Scrum, o Product Owner e o Scrum Master. No entanto, a estimativa de esforço é feita apenas pelo Time de Desenvolvimento.
Acontece da seguinte maneira:
O Product Owner assume o papel de explicar as User Storys;
Scrum Master guia o Planning Poker, que é o que garantirá o seu funcionamento adequado;
O Planning Poker se inicia com a descrição das User Storys detalhadas e priorizadas no Backlog;
O Time estima cada User Story com um Story Points.
Os Story points são representados pela sequência de Fibonacci, sendo eles unidades de medida relativa que combinam pontos como complexidade e tamanho, auxiliando na estimativa de cada User Story.
Passo a passo da Estimativa de esforço Planning Poker
O Product Owner seleciona e faz a leitura das User Storys priorizadas no Product Backlog para todo o Time, explicando-o da forma mais clara possível;
O Time Scrum discute a User Story apresentada e o Product Owner esclarece as dúvidas que surgem;
Cada membro do Time recebe liberdade e privacidade para selecionar uma carta e representar uma estimativa de esforço;
As cartas são expostas;
Se todos do Time tiverem selecionado a mesma carta, então a estimativa de esforço está concluída. Mas se as estimativas forem diferentes, os membros discutem para expor suas opiniões e ideias e então fazem mais uma rodada.
Se depois da segunda repetição do passo 3, houver discrepâncias de estimativa, três soluções podem ser tentadas:
O Time pode fazer uma média das estimativas;
Se os números forem próximos, o Time pode então só optar por escolher a maior;
Ou,
O Time pode repetir o passo 3 até todos escolherem a mesma carta.
Para finalizar, preciso dizer que as estimativas do Planning Poker não são convertidas em horas, servindo somente para medir o esforço de cada história do usuário, já estimando suas tarefas técnicas. Entendido?
Não deixe de acompanhar as nossas séries completas:
Me siga nas redes sociais para receber conteúdo e também as novidades imperdíveis que estão sendo preparadas para você.
Comments