Faltam 2 dias e 80% das entregas na Sprint, o que eu fiz errado? Aprenda fazer entregas no Scrum

O que atrapalha as entregas nas Sprints? Este artigo é para te ajudar a entender o que pode atrapalhar as entregas, e a ideia central dele é que você aprenda fazer entregas no Scrum.


Nele, você verá:


Para começarmos, pensa comigo: está quase na hora de finalizar a sprint, mas a maior parte das atividades não está pronta. Este é um sinal claro de que houve algum problema, confere? Mas qual foi esse problema? É isso que vamos descobrir.



Entregas no Scrum


Trabalhando com Framework Scrum, todo seu projeto será planejado e desenvolvido por etapas, o que garantirá que ao final do projeto, várias entregas tenham sido realizadas e testadas, resultando na entrega final bem-sucedida de um projeto completo, com valor agregado e dentro do prazo.



Esse é o propósito de rodar o Scrum, certo? E isso se reflete Sprint a Sprint, e não podemos chegar a 2 dias da Review e ainda 80% das entregas da Sprint estarem pendentes, correto? Para entendermos isso teremos que repassar o artefato SPRINT e a cerimônia DAILY no Scrum.


1 - A Sprint no Scrum

A Sprint no Scrum pode ter duração de 2 até 4 semanas, e tem a função de organizar e gerenciar entregas. Ela garante que o pacote de funcionalidades que foram planejados para entrar no ciclo de desenvolvimento, ao final, saia pronto, com qualidade e valor agregado, gerando um incremento ao produto.


2 - A Daily no Scrum

Já na Daily é onde acontece toda a cadência do desenvolvimento da Sprint. Em outras palavras, são as dailys que garantem que ao final da Sprint tudo esteja como deveria estar.


E porque recapitulamos a Sprint e a Daily no Scrum, se isso já foi muito trabalhado aqui no blog?


Bom, fizemos isso porque, basicamente, para que se aprenda a fazer entregas no Scrum, é preciso entender, entre outras coisas, esses dois pontos fundamentais do framework. E na prática não é bem isso que vemos acontecer.



Aprenda fazer entregas no Scrum


Ao rodar o Scrum nos projetos é muito comum encontrar times de desenvolvimento que não respeitam os princípios, valores, papéis, artefatos e cerimônias, tendo que, como resultado disso, ao final da sprint, ter que lidar com uma média de 80% das entregas pendentes.


E nessa hora, surge o desespero; todo mundo começa a pensar sobre quem é o culpado. Porém, a partir de hoje quero que você esqueça esse negócio de culpado. A questão principal deve sempre ser: entender o que está atrapalhando a cadência das entregas na Sprint.


E pensando nisso, fica meio óbvio que uma das razões que certamente atrapalham são: não entender e respeitar a função das dailys e das sprints no Scrum. Na conclusão você vai entender isso melhor. Mas é basicamente :


Se a daily é para visualizar a cadência da Sprint, pontuar e liberar impedimentos, é isso que deve acontecer (senão tem algo errado).


Se a Sprint é para realizar entregas frequentes com qualidade que entreguem valor do ponto de vista do usuário, bora entregar então (senão também tem algo errado), entende onde quero chegar?


Respeitar as definições dos artefatos e cerimônias no SCRUM é fundamental para garantir que as entregas do projeto aconteçam no prazo e das Sprints também.


No entanto, não seria certo vir aqui e dizer para você que essa a única razão para o time chegar a 2 dias da entrega da Sprint e só ter desenvolvido 20% do planejado apenas. Existem, sim, outros fatores que podem fazer com que o time esteja nessa situação, mas todos vão girar em torno disso que acabei de falar sobre as sprints (manter foco e comprometimento) e as dailys (remover impedimentos e dar cadência as atividades planejadas).


Vejamos:


O que atrapalha as entregas no Scrum?


A primeira coisa que atrapalha é o que já falamos: não entender os conceitos de Sprints e Dailys;


Depois disso vem:


Durante a sprint entram user stories intruder (que sãos aqueles que não foram planejadas desde o começo);

Os DORs (Definition Of Ready) não foram bem preparados (faltam informações e documentação, por exemplo para a execução das atividades);

Falta de apoio do PO -Product Owner (indisponibilidade para tirar impedimentos e dúvidas do time);

Estimativas erradas das User Stories por parte do próprio time de desenvolvimento. Entre outros.


Conclusão:


Muitas vezes as entregas não são feitas na Sprint conforme o planejado, devido às user stories intruder, aos critérios de aceite e preparação das user stories que não foram bem preparadas e detalhadas, e as estimativas erradas de estórias do usuário por parte do próprio time de desenvolvimento.


No entanto, quando se entende e respeita as funções das sprints e da daily, esses problemas não se estendem até o final, ao ponto de faltar apenas 2 dias e em torno de 80% das atividades ainda estarem pendentes.


Por isso, a minha dica é: trabalhe respeitando os artefatos e cerimônias SCRUM. Entenda os problemas, e seja parte da solução traçando pontos de melhoria contínua nas RETRÔS, é para isso que essa cerimônias serve, inclusive.


Trabalhe na Sprint para fazer a entrega que foi planejada; e se perceber que não vai conseguir, trabalhe rapidamente para identificar e solucionar o que pode estar impedindo. FAÇA ISSO NAS DAILYS. Não tem outro jeito!


Para que você aprenda fazer entregas no Scrum, você precisa:


Primeiro: Identificar o que atrapalha as entregas no Scrum

Depois: Trabalhar rapidamente para corrigir o erro. Como? Respeitando os valores do Framework Scrum e também comunicando-se mais e melhor com o time; fazendo as pontuações necessárias ao PO; estudando e adquirindo conhecimento necessário e também aprendendo a pedir ajuda.


É isso pessoal, espero que tenham entendido e absorvido o conteúdo de hoje. E se tiver interesse, Leia também:



Até!


#sprint #agile #agilidade #SCRUM #lean #produtosdigitais #productowner #scrummaster #agilista #agilizareduca #brunafonsecapro

7 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube