Pessoal, este é um conteúdo bem rapidinho só para a gente falar sobre a importância do feedback no Scrum, vamos nessa?!
A importância do feedback
No Scrum, assim como em outras muitas atividades profissionais e também do dia a dia, o feedback é importante. Isso porque é justamente ele que dá a direção sobre se o propósito de uma ação ou um projeto está sendo cumprido.
Mais do que a opinião de alguém, o feedback é uma bússola para nortear o caminho que está sendo percorrido. Porém, para funcionar como essa bússola, precisa ser obtido de forma correta.
Uma coisa muito bacana do feedback, e que nem todas as pessoas sabem, é que ele é multidirecional. O que isso quer dizer, Bruna?
Basicamente, quer dizer, que ele não precisa ser solicitado pelo chefe ou dado apenas por pessoas em cargos/papéis relevantes. Isso é: todos os integrantes do time, a qualquer momento do processo de desenvolvimento ou de rodagem do Scrum, podem imprimir seus feedbacks.
Outra coisa que vale dizer, é que feedback difere de opinião. Vejamos:
Opinião: Maneira usada para julgar algo ou alguém; aquilo que se pensa em relação a um assunto ou pessoa.
Feedback: comunicação feita entre duas ou mais pessoas, que funciona como uma base de dados para avaliar as falhas nos processos passados em comparação com o desenvolvimento atual.
Entendido?
A importância do feedback no Scrum
Sabemos que no Scrum, o processo de melhoria contínua é muito importante, pois sem ele o framework não funciona. Acontece que para que esse processo, em especial, aconteça, é preciso que o feedback também aconteça.
Ou seja, dentro do Scrum, o feedback funciona como uma ferramenta que contribui para o crescimento, atuando junto ao processo de melhoria contínua do produto, projeto e atuação.
Deu para entender a importância do feedback no Scrum? Então você já pode se sentir seguro para emitir e aceitar o seu, sem se sentir invasivo ou desconfortável. Só tome um pouquinho de cuidado com como vai fazer isso, para não desrespeitar e/ou magoar as pessoas e assim prejudicar o time, afinal um dos valores SCRUM é o respeito, okay?
Isso nos leva ao próximo tópico!
Outro assunto que pode te interessar é: Quero me tornar Product Owner, e agora?! Como escolher um curso de Scrum?
Feedback: Técnica SCI – situação, comportamento e impacto
Vamos usar um pouquinho a lógica agora:
Estamos falando sobre a importância do feedback no Scrum, e já dissemos que ele é uma ferramenta poderosa, que funciona como uma espécie de bússola. Então, é claro que ele não poderia ser feito de qualquer jeito. Afinal, na maioria das vezes, tudo o que é importante precisa ser feito com cuidado.
É aí que entra a Técnica SCI:
S- situação
C- comportamento
I- impacto
A Técnica SCI resume-se em, basicamente, dar base e facilitar a maneira de dar e receber feedback. Vejamos!
Na hora de dar um feedback, não importa o seu papel/cargo, considere 3 pontos:
Situação – Descreva de forma clara e objetiva a ocasião que está sendo abordada.
Comportamento – Não fale sobre coisas aleatórias, contenha-se em falar apenas sobre as ações da pessoa ou exemplos que caracterizam o ocorrido.
Impacto – Seja claro ao pontuar o que tais ações causaram e qual foi o impacto disso em cima da pessoa ou do time.
Entendido?
Se você é um líder/gestor, saiba que já existem estudos que comprovam que pessoas motivadas produzem mais e trabalham melhor; então, cabe a você buscar uma forma de motivar seu time através do feedback.
Entenda que para líderes e gestores, essa ferramenta é ainda mais importante, e que se você respeitar a base correta do feedback (esses três pontos que ressaltamos acima), nada te impede de ser criativo, diferente na hora de se expressar, seja através de um cartão virtual ou um e-mail… vai da sua criatividade.
Aproveito e pergunto, você conhecem o KUDOBOX? Excelente para esse tipo de feedback positivo e para dar aquele UP na motivação.
Essa é só uma das inúmeras técnicas existentes e que podem ser aplicadas quando falamos de feedback, prometo em breve preparar novos materiais explorando outras formas de dar e receber feedbacks construtivos no SCRUM, e na vida também.
Mas, o importante é que você não deixe de dar feedbacks e ao fazê-lo, independente de qual técnica escolher, garanta que ele vá contribuir e não desorganizar ou destruir nem pessoas e nem projetos. Tá bom?!
Se você gosta de conteúdos como este Leia também:
Eu vou ficando por aqui.
Até!
Comments