top of page

FEEDBACK NO SCRUM? POR FAVOR! Entenda qual é a importância do feedback no Scrum

Pessoal, este é um conteúdo bem rapidinho só para a gente falar sobre a importância do feedback no Scrum, vamos nessa?!


A importância do feedback


No Scrum, assim como em outras muitas atividades profissionais e também do dia a dia, o feedback é importante. Isso porque é justamente ele que dá a direção sobre se o propósito de uma ação ou um projeto está sendo cumprido.


Mais do que a opinião de alguém, o feedback é uma bússola para nortear o caminho que está sendo percorrido. Porém, para funcionar como essa bússola, precisa ser obtido de forma correta.



Uma coisa muito bacana do feedback, e que nem todas as pessoas sabem, é que ele é multidirecional. O que isso quer dizer, Bruna?


Basicamente, quer dizer, que ele não precisa ser solicitado pelo chefe ou dado apenas por pessoas em cargos/papéis relevantes. Isso é: todos os integrantes do time, a qualquer momento do processo de desenvolvimento ou de rodagem do Scrum, podem imprimir seus feedbacks.


Outra coisa que vale dizer, é que feedback difere de opinião. Vejamos:

  • Opinião: Maneira usada para julgar algo ou alguém; aquilo que se pensa em relação a um assunto ou pessoa.

  • Feedback: comunicação feita entre duas ou mais pessoas, que funciona como uma base de dados para avaliar as falhas nos processos passados em comparação com o desenvolvimento atual.

Entendido?


A importância do feedback no Scrum


Sabemos que no Scrum, o processo de melhoria contínua é muito importante, pois sem ele o framework não funciona. Acontece que para que esse processo, em especial, aconteça, é preciso que o feedback também aconteça.


Ou seja, dentro do Scrum, o feedback funciona como uma ferramenta que contribui para o crescimento, atuando junto ao processo de melhoria contínua do produto, projeto e atuação.

Deu para entender a importância do feedback no Scrum? Então você já pode se sentir seguro para emitir e aceitar o seu, sem se sentir invasivo ou desconfortável. Só tome um pouquinho de cuidado com como vai fazer isso, para não desrespeitar e/ou magoar as pessoas e assim prejudicar o time, afinal um dos valores SCRUM é o respeito, okay?


Isso nos leva ao próximo tópico!



Feedback: Técnica SCI – situação, comportamento e impacto


Vamos usar um pouquinho a lógica agora:


Estamos falando sobre a importância do feedback no Scrum, e já dissemos que ele é uma ferramenta poderosa, que funciona como uma espécie de bússola. Então, é claro que ele não poderia ser feito de qualquer jeito. Afinal, na maioria das vezes, tudo o que é importante precisa ser feito com cuidado.


É aí que entra a Técnica SCI:


S- situação

C- comportamento

I- impacto


A Técnica SCI resume-se em, basicamente, dar base e facilitar a maneira de dar e receber feedback. Vejamos!


Na hora de dar um feedback, não importa o seu papel/cargo, considere 3 pontos:


  • Situação – Descreva de forma clara e objetiva a ocasião que está sendo abordada.

  • Comportamento – Não fale sobre coisas aleatórias, contenha-se em falar apenas sobre as ações da pessoa ou exemplos que caracterizam o ocorrido.

  • Impacto – Seja claro ao pontuar o que tais ações causaram e qual foi o impacto disso em cima da pessoa ou do time.

Entendido?


Se você é um líder/gestor, saiba que já existem estudos que comprovam que pessoas motivadas produzem mais e trabalham melhor; então, cabe a você buscar uma forma de motivar seu time através do feedback.


Entenda que para líderes e gestores, essa ferramenta é ainda mais importante, e que se você respeitar a base correta do feedback (esses três pontos que ressaltamos acima), nada te impede de ser criativo, diferente na hora de se expressar, seja através de um cartão virtual ou um e-mail… vai da sua criatividade.

Aproveito e pergunto, você conhecem o KUDOBOX? Excelente para esse tipo de feedback positivo e para dar aquele UP na motivação.


Essa é só uma das inúmeras técnicas existentes e que podem ser aplicadas quando falamos de feedback, prometo em breve preparar novos materiais explorando outras formas de dar e receber feedbacks construtivos no SCRUM, e na vida também.


Mas, o importante é que você não deixe de dar feedbacks e ao fazê-lo, independente de qual técnica escolher, garanta que ele vá contribuir e não desorganizar ou destruir nem pessoas e nem projetos. Tá bom?!


Se você gosta de conteúdos como este Leia também:

Eu vou ficando por aqui.


Até!


16 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page