top of page

Vamos falar de novo sobre GRANULARIDADE porque precisa!

O sucesso de qualquer projeto depende de uma gestão eficaz do backlog, e no contexto do framework Scrum, isso se torna ainda mais importante.


A granularidade de backlog, ou seja, a divisão detalhada das tarefas, desempenha um papel fundamental em cada fase do processo.


Primeiro olhe bem essa imagem abaixo:



Agora continue a leitura que eu vou te explicar cada um desses 5 níveis e como a granularidade é aplicada em cada um deles.



1º Nível - Planejamento do Produto


O primeiro nível é o Planejamento do Produto, aqui, a visão de alto nível é delineada, identificando os objetivos e metas do projeto.


É neste estágio que os stakeholders colaboram para definir as necessidades do produto e os critérios de sucesso.


A granularidade nesse nível se concentra em iniciativas que representam as necessidades de negócio.


Papéis envolvidos:

  • Product Manager: Responsável por representar os interesses dos stakeholders e definir a visão do produto.

  • Stakeholders: Contribuem com insights e requisitos para a definição do produto.

2º Nível - Planejamento do Roadmap

O segundo nível é o Planejamento do Roadmap, que envolve a criação de uma linha do tempo estratégica para o desenvolvimento do produto.


Aqui, os épicos são identificados a partir do Planejamento do Produto e são priorizados e distribuídos em diferentes releases.


A granularidade é aprimorada à medida que os épicos são desdobrados em histórias de usuário.


Nesta fase, quando se trabalha com o conceito de DUAL TRACK, toda a parte de Product Design, UX e Protótipo devem ser iniciadas apar os épicos que foram priorizados.


Papéis envolvidos:

  • Product Manager: Responsável por definir as prioridades e sequência dos épicos no roadmap.

  • Scrum Master: Facilita o processo de planejamento, podendo utilizar de técnicas e frameworks como Lean Inception, por exemplo. Ele ajuda a equipe a compreender as prioridades.


3º Nível - Planejamento da Release

No terceiro nível, o Planejamento da Release, os épicos são granularizados em histórias do usuário com critérios de aceite e regras de negócio e já ficam prontas para serem refinadas e agrupadas em conjuntos coesos para uma entrega específica.


Os critérios de aceite são detalhados, proporcionando uma clara compreensão do que é necessário para que cada funcionalidade seja considerada concluída. Além disso, tarefas técnicas podem ser identificadas para apoiar a implementação das histórias.


Papéis envolvidos:

  • Product Owner: Faz o refinamento das histórias e define os critérios de aceite.

  • Dev Team: Colabora na definição das tarefas técnicas e na estimativa do esforço necessário.


4º Nível - Planejamento da Sprint

O quarto nível, o Planejamento da Sprint, é onde a granularidade atinge seu ponto máximo. Aqui, as histórias de usuário são quebradas em tarefas técnicas individuais.


Papéis envolvidos:

  • Product Owner: Está presente para esclarecer dúvidas e fornecer orientação durante o planejamento da sprint.

  • Dev Team: Se comprometem com as histórias priorizadas que cabem durante o ciclo de desenvolvimento "SPRINT" e na capacite do time, garantindo o entendimento e clareza para que possam realizar o desenvolvimento com qualidade.

5º Nível -Planejamento do Trabalho Diário


O último nível de planejamento, o Trabalho Diário, ocorre durante a Sprint e é focado na gestão diária das tarefas. Neste estágio, o time se reúne brevemente todos os dias no evento da Daily, para discutir o progresso, obstáculos e ajustar o plano conforme necessário.


Papéis envolvidos:

  • Dev Team: Participa ativamente das reuniões diárias e atualiza o progresso das tarefas.

Em resumo, a granularidade de backlog desempenha um papel essencial em todos os níveis de planejamento, desde a definição da iniciativa com os Steakholders no Planejamento do Produto até a decomposição em histórias do usuários durante o Planejamento da Sprint.


Por fim...


Entenda que a abordagem detalhada do Product Backlog garante que o time tenha uma compreensão clara das atividades a serem realizadas e da sua prioridade.


Isso, por sua vez, contribui para a eficiência e sucesso do projeto como um todo. Ao compreender os diferentes níveis de planejamento e como a granularidade é aplicada em cada um deles, podemos alcançar os objetivos do projeto de maneira mais eficaz.


Por hoje é isso, espero que tenha gostado e que esse conteúdo tenha te ajudo.

Até o próximo.

22 visualizações

Comments


  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page