top of page

#TBTZÃO - Um guia especial para agilistas

Atualizado: 16 de dez. de 2021

Confira aqui todo conteúdo que você precisa para crescer na carreira.


Obaaaa! Chegamos ao fim do ano. E para aproveitar a última quinta-feira e trazer um post diferente de todos: um guia especial para agilista. É isso mesmo resolvi fazer um TBTzão do meu blog. Assim, você poderá ficar por dentro de todos os assuntos relacionados ao universo da agilidade, relembrar as polêmicas aqui do blog, as dicas, salvar os assuntos que mais te interessam e, também, aproveitar para colocar em dia o conteúdo que perdeu.


Vamos começar o guia especial para agilista?




O Scrum


O primeiro post de 2021 foi o Descubra agora: 5 dicas de como aplicar os valores SCRUM, que por sinal é um dos artigos mais acessados. Nele compartilhei dicas que certamente vão te ajudar na hora de fazer a transformação digital na sua empresa ou equipe.


E ainda sobre o Scrum, um dos artigos que mais se destacou no blog foi: Scrum: Entendendo o Release. Mas é claro que falamos sobre ele em vários outros posts.


Confira o guia especial para agilista sobre o Scrum:


Enfim, com isso, você já viu que o Scrum foi, com certeza, o assunto mais abordado aqui no blog, seja de forma direta ou indireta. Então, já sabe: precisando de dicas ou conteúdo mais didático e prático sobre SCRUM, dá uma “passeadinha” aqui pelo blog (risos).



As Users Stories


O conteúdo que mais bombou em 2021, foi a nossa série sobre User Story, quando falamos sobre: Personas nas User Storys, O que é uma User Story INTRUDER e User Story X Enabler Story. Mas, o artigo mais bombado do site é, certamente, User Story: Critério de Aceite e Regras de Negócio (passamos de 900 acessos).


E ainda sobre User Story, outros artigos que foram destaques em números de acessos são:



As Ferramentas de Gestão Ágil


Aqui no blog, como não poderia ser diferente, também falamos sobre as ferramentas de gestão ágil. Confira a lista abaixo, e não se esqueça de observar e anotar, se tiver algum que você ainda não leu. Combinado?




Líderes, Product Owner, Scrum Master e Times


Entre outros assuntos, também falamos sobre o líder ágil (Os valores de um Líder Ágil), sobre o time ágil (Como formar um time Ágil), e sobre o Product Owner (Product Owner: Entenda esse papel na agilidade) e Scrum Master (O Papel do Scrum Master).


É muito conteúdo, não é mesmo?! Mas, não para por aí. Esse guia especial para agilista, traz outros temas relacionados ao Universo ágil também foram abordados e foram destaques, por exemplo:



Tudo isso, sem falar das polêmicas. É isso mesmo, você acredita que nós ainda tivemos tempo para nos inteirar de algumas polêmicas do setor? Pois é, juntos nós entendemos o termo Grooming e as polêmicas sobre ele, lidamos com as diferenças entre ITERAÇÃO X INTERAÇÃO, Lead Time X Cycle Time e colocamos o dedo na ferida ao falar dos 5 Erros comuns dos profissionais da agilidade. E já que estamos falando sobre polêmicas e colocar o dedo na ferida, preciso te perguntar: Você é contra ou a favor da criação de novos Papéis no Scrum?


Ao longo deste ano também aprendemos algumas dicas especiais, sobre leitura, validação, protótipos, como elaborar o pitch perfeito, OKRs, OKRs X KPIs, Estimativa de Esforço e priorização. Lembrando que também assistimos juntos ao melhor vídeo de todos os tempos, comentamos o FILME SOUL, e ainda falamos sobre carreiras e encerramento de ciclo.


- Uau! Quanta coisa vivemos juntos por aqui...


Enquanto relembramos tudo isso, me ocorreu algo: já parou para pensar o quanto você aprendeu, só aqui no blog, ao longo de 2021, e o quanto de conhecimento adquiriu para elevar ainda mais sua carreira? E o legal é que aprendemos tudo isso e não ficou pesado e nem confundimos nossa cabeça. Isso é incrível, não é mesmo?! E é por essa razão que te convido a estar juntinho comigo em 2022, aumentar seu conhecimento e crescer em sua carreira. E por falar em crescer, esse ano também lancei dois cursos que podem te ajudar a transformar sua carreira e/ou sua empresa em 2022. Se você perdeu, precisa conhecer.


-Diz aí, esse é ou não é um guia especial para agilista?!


Bom, o conteúdo do blog está todo aqui, porém, já é um TBTzão e a missão de fazer um guia especial para agilista foi cumprida. Paramos por hoje. Mas, calma que essa não é a última vez que nos falamos, por aqui. Tenho um presente de natal incrível e totalmente grátis para você que me acompanhou por toda essa maratona de conhecimento e conteúdo. Só que vamos fazer essa troca de presente no dia 21. Até lá!



120 visualizações
  • Instagram Bruna Fonseca
  • Linkedin Bruna Fonseca
  • YouTube
bottom of page